No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

domingo, 14 de setembro de 2014

OBMEP 2014 - 2ª Fase, é preciso ESPERANÇAR !

Aconteceu no dia 13/09/2014 (sábado), em todo o Brasil, a prova de 2ª fase da 10ª ObmepNo Município de Novo Repartimento - PA, o Centro de Aplicação foi na Escola Ângelo Lima de Amorim, mas INFELIZMENTE, não estamos conseguindo fazer com que os nossos alunos e, principalmente, a grande maioria de nossos professores de matemática compreendam e acreditem na relevância da Obmep como proposta de apoio e motivação ao ensino da matemática. 

Dos 491 alunos classificados para essa 2ª fase, compareceram apenas 160 para fazerem a prova, apenas 32,6% de alunos demonstraram seu interesse. Em relação ao ano anterior, o percentual de alunos interessados caiu 12% (observe o gráfico).

O descaso é semelhante nos três níveis de verificação do conhecimento proposto pela Obmep: Nível 1 (alunos de 6º e 7º Anos), Nível 2 (alunos de 8º e 9º Anos) e Nível 3 (alunos de Ensino Médio).

Enquanto que, uma grande maioria de nossos alunos aqui da cidade não compareceram, os alunos do Distrito de Maracajá, em sua MAIORIA, motivados por seus professores e subsidiados pelos diretores das duas escolas viajaram 70km (para chegar até o centro de aplicação e, posteriormente, retornar) provando que motivação e apoio é fundamental para que nossos alunos caminhem na direção certa.

É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é
construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” (Paulo Freire)

*Para saber o histórico da Obmep nesse Município click aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)