No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Planejamento Mensal 2012 / setembro

Aconteceu nesta sexta (31/08/2012), pela manhã, o Encontro para Estudos e Troca de Experiências, realizado mensalmente com os professores dessa cidade. Dos 20 professores de matemática, que trabalham nas quatro escolas do Ensino Fundamental (Anos Finais) dessa cidade, 13 compareceram na Escola Vale do Sol. Na oportunidade os professores discutiram: 
* Os conteúdos trabalhados em agosto;
* Os conteúdos a serem trabalhados em setembro;
* Definimos as datas para elaboração e aplicação da Prova Unificada;
* Debatemos a matéria da  Revista Nova Escola Prova à Prova de Cola;
* Foi apresentado o Resultado Parcial do Professor Destaque - Matemática / 2012, dando ênfase aos professores que tem dedicado parte de seu tempo livre para Atividades Extraclasse (Aulas de Reforço) com seus alunos;
* Por fim, foi discutido a realização do II Simulado de Matemática (20 questões de Múltipla Escolha - 1ª fase), que será realizado no dia 13/09/2012. Foram definidas as 10 questões do Planejamento de Agosto que farão parte do Simulado e, sendo as outras 10 questões (5 questões do 1º bim. e 5 questões da Prova Unificada, 2º bim).

Obrigado a todos os professores que participaram!!!

Prof. HERCULANO - Dedicação aos Alunos

No dia 28/08 (terça) das 19:30h às 21:40h, o Prof. HERCULANO VALE ARRAIS, convidou seus alunos de 4ª etapa (EJA - Educação de Jovens e Adultos) da Escola Bandeirante (Vila Maracajá) para participarem da Aula de Reforço destinada à revisão de conteúdos, objetivando preparar seus alunos para o II SIMULADO DE MATEMÁTICA que será realizado no dia 13 de setembro e, reforçar os conteúdos trabalhados em sala. Na oportunidade, compareceram 13 alunos.

Esse foi o 14º trabalho extraclasse realizado pelos professores de matemática nesse ano. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

IDEB - NOVO REPARTIMENTO / 2011

O IDEB/2011 de Novo Repartimento-PA, divulgado em agosto de 2012,  foi o melhor resultado já obtido por esse Município!!!
Veja abaixo os comparativos com os municípios vizinhos!







FACEBOOK x GOOGLE+ x ORKUT; #3

O Facebook (lançado em fevereiro de 2004), com 955 milhões de usuários cadastrados, é a rede social mais popular do planeta atualmente.

O Google+, rede social do gigante de buscas lançada em junho de 2011, com 250 milhões de usuários. 


Essas duas redes sociais já deixaram o orkut para trás.

O Orkut foi criado em 24/01/2004 e foi descontinuado em 30/11/2014.

Descobri o Orkut apenas em 2009 quando tive acesso a uma internet menos pior que, aquela que eu usava anteriormente.

Desde que comecei a usá-la, até o dia em que ela foi descontinuada, sempre fui um usuário ativo.
Escrevendo postagens, adicionando amigos e principalmente publicando centenas de fotos.

Com o seu fim, tudo se perdeu!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

I HTPC - Maracajá

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2012, realizou-se na Escola Nova Esperança, Vila Maracajá, Novo Repartimento -PA. I HTPC's (Horas de trabalho Pedagógico Coletivo), encontro de professores do Ensino Fundamental; estiveram presentes aos dois dias de encontro mais de 100 professores, foi um momento para estudos e troca de experiências. No primeiro dia a Diretora de Ensino Marluce Dias Guerra (zona urbana) fez a abertura, dando as boas vindas à todos, em seguida o Coordenador de Matemática Edmar Fernandes de Souza, fez uso da palavra e destacou alguns dos objetivos do encontro: *Socialização entre os docentes; *Discutir propostas para melhoria da qualidade da educação; *Debater e apresentar metologias; *Discutir e resolver questões semelhantes às da Prova Brasil, etc.
Em seguida, os professores foram orientados a se reunirem com seu coordenador de área (matemática, português, educação infantil, Anos Iniciais, etc). Além dos professores de matemática da Vila Maracajá,  outros dois professores de escolas próximas estiveram presentes, participando ativamente dos estudos e debates. Na sala de matemática contamos ainda, com as presenças: do Supervisor Franceli, Vice-diretor Manoel e o Auxiliar de secretaria Adriano, todos funcionários da Escola Bandeirante.
De um modo geral, podemos dizer que os objetivos foram alcançados. 

PROFESSOR DESTAQUE / 2012 - 2ª parcial


Professor Destaque_Matemática / 2012, nada mais é, que uma competição entre os professores de matemática da cidade de Novo Repartimento, é uma brincadeira saudável com um único objetivo: deixarmos o discurso teórico e mostrarmos através de nossas ações, que a qualidade da educação, passa necessariamente, por um educador qualidade. 
Ao final de 4 meses de aula (Planejamento Anual, Planejamento Mensal, Orientações Básicas de Xadrez e a I Maratona Interescolar de Matemática e Avaliação Unificada)  temos a possibilidade de divulgar:
2ª parcial (revisada em 25/08):
1º) MARIA JANETE - 62,5 ptEscola Professora Raimunda Tavares; essa professora foi a Vencedora ano passado e, pelo que tenho percebido, está muito comprometida com as propostas pedagógicas discutidas em nossos Momentos para Estudo e Compartilhar Experiência e, principalmente, com a aprendizagem de seus alunos. Esta firme na disputa, quer ser Bicampeã.
2º) ÂNGELA MARIA - 57,6 pt; Escola Professora Raimunda Tavares; professora calma e competente, vem apresentando muito compromisso com seu trabalho à frente de suas cinco turmas de matemática. Pulou da 4ª para a 2ª posição.
3º) GLEISSON ROBERTO - 40,3 pt; Escola José Cícero da Silva. Esse professor foi 8º colocado em 2011 e, pelo visto está querendo subir... bem mais esse ano. Ele é o único professor que participou de todos os Momentos para Estudo e Compartilhar Experiências. Na primeira parcial estava na 3ª posição.
4º) MOISÉS SOUZA SANTOS - 38,0 pt; Escola Vale do Sol. Professor calmo e competente, vem apresentando ótimo trabalho trabalho à frente de sua turma de matemática. Pulou da 16ª para a 4ª posição.
5º) LUZINETE GOMES - 37,8 pt; essa professora trabalha na Escola Bandeirante, Vila Maracajá. Isso mostra que quando o professor quer fazer a diferença, quando quer fazer um trabalho de qualidade, é capaz de conseguir resultados expressivos. Subiu da 5ª para a 4ª posição.
6º) HERCULANO VALE ARRAIS - 34,0 pt; trabalha na Escola Bandeirante, Vila Maracajá; professor participativo, interessado em informática e internet, vem mostrando muito empenho em motivar seus alunos a participar dos projetos apresentados. Pulou da 11ª para a 6ª posição.

Obs. no menu: BAIXAR, o professor poderá obter a Lista completa com o nome dos 50 alunos com as melhores notas (na Avaliação Unificada e na 8ª Obmep) usadas para atribuir a pontuação aos professores.
VEJA O GRÁFICO

domingo, 26 de agosto de 2012

III TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL / 2012 - 2ª Fase

Aconteceu, nEscola Vale do Sol, neste sábado(25/08) o 2º encontro para ensinar aos alunos noções básicas de xadrez para iniciantes.  No Projeto III Torneio de Xadrez Estudantil, esse tipo de encontro deverá acontecer duas vezes em cada uma das Escolas de Ensino Fundamental (Anos Finais) desta cidade e na Vila Maracajá (após esses encontros, daremos início aos Jogos Classificatórios). Na oportunidade, compareceram 27 alunos  e 4 professores de matemática, são eles (Moisés, Ronaldo, Walcinei e Wanderson) e, ainda esteve presente, a Supervisora Claudina que um ofereceu um lanche aos alunos (com a ajuda de duas merendeiras).

Para saber mais sobre o projeto: III TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL / 2012, pegue uma cópia no menu: BAIXAR

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DESPERTAR - Palestra na Escola Vale do Sol

No dia 21/08 (terça) às 19h realizou-se na Escola Vale do Sol a 1ª Palestra com os pais para apresentar-lhes o Projeto DESPERTAR (Pais Comprometidos com a Educação dos Filhos), que entre seus muitos objetivos, busca sensibilizar os pais para uma parceria mais sólida entre escola e família. Queremos agradecer à Supervisora Claudina Maria e toda equipe de funcionários da Escola pelo atenção dispensada ao Projeto apresentado. Na oportunidade a Diretora da Escola, Renata Clementino, fez a abertura, dando as boas vindas aos pais. Em seguida fez uso da palavra a Coordenadora de EJA Katia. Após as considerações iniciais, o Coordenador de Matemática, Edmar Fernandes de souza, iniciou a Palestra e, na sequência, a Coordenadora de Português, Ana Cleide apresentou a segunda parte. Depois de ouvir as propostas apresentadas na palestra, baseadas no Projeto DESPERTAR, foi ofertado aos pais o uso da palavra. Dentre os mais de 100 pais que compareceram à reunião, alguns se pronunciaram de forma positiva, disseram ter gostado muito das propostas apresentadas. 
Durante a palestra os pais foram convidados a assinar um termo de compromisso, comprometendo-se a participar de todas as reuniões do Projeto Despertar (com os Coordenadores, diretor, supervisor, orientador, professores, etc), apenas 39 pais assinaram o documento, demonstrando assim, disposição para discutir com a equipe administrativa da escola o desempenho escolar de seu filho. Se imaginarmos que a escola tem mais de 300 pais, esses que assinaram o termo representam 15%. 

A EDUCAÇÃO DE SEU FILHO É RESPONSABILIDADE SUA!!!

A INSTRUÇÃO DO SEU FILHO, É RESPONSABILIDADE "NOSSA".

Quando os PAIS não compreendem, ou não se interessam por uma proposta (Projeto), os filhos (alunos), em sua grande maioria, simplesmente a ignoram. É preciso acreditar que nem todos perderam a fé, a esperança, a vontade de fazer a diferença... Porque se abdicar-mos, estaremos igualando-nos aos letárgicos.  (Profº. EDMAR FERNANDES DE SOUZA)

Atividade Extraclasse - Prof. HERCULANO

No dia 18/08 (sábado) das 7:50h às 9:50h, o Prof. HERCULANO VALE ARRAIS, convidou seus alunos de 4ª etapa (EJA - Educação de Jovens e Adultos) da Escola Bandeirante (Vila Maracajá) para participarem da Aula de Reforço destinada à revisão de conteúdos, objetivando preparar seus alunos para o II SIMULADO DE MATEMÁTICA que será realizado em setembro e, reforçar os conteúdos trabalhados em sala. Na oportunidade, compareceram apenas 5 alunos.

Esse foi o 13º trabalho extraclasse realizado pelos professores de matemática nesse ano. 

Atividade Extraclasse - Profª. MARIA JANETE

No dia 23/08 (quinta) das 19:00h às 20:30h, a Profª. MARIA JANETE VIANA DE QUEIROZ, convidou seus alunos de 9º ano da Escola Professora Raimunda Tavares, para participarem da Aula de Reforço destinada à revisão de conteúdos, objetivando preparar seus alunos para a Prova do IFPA no final do ano e, reforçar os conteúdos trabalhados em sala. Na oportunidade, compareceram  15 alunos. A professora resolveu atividades relacionadas à: Propriedades das Proporções e Área das Figuras Geométricas Planas.

Esse foi o 12º trabalho extraclasse realizado pelos professores de matemática nesse ano. 

Atividade Extraclasse - Profª. MARIA JANETE

No dia 21/08 (terça) das 19:00h às 21:00h, a Profª. MARIA JANETE VIANA DE QUEIROZ, convidou seus alunos de 9º ano da Escola Professora Raimunda Tavares, para participarem da Aula de Reforço destinada à revisão de conteúdos, objetivando preparar seus alunos para a Prova do IFPA no final do ano e, reforçar os conteúdos trabalhados em sala. Na oportunidade, compareceram apenas 7 alunos.

Esse foi o 11º trabalho extraclasse realizado pelos professores de matemática nesse ano. 

sábado, 18 de agosto de 2012

DESPERTAR - Palestra na Escola José Cícero

No dia 17/08 (sexta) às 19h realizou-se na Escola José Cícero da Silva a 1ª Palestra com os pais para apresentar-lhes o Projeto DESPERTAR (Pais Comprometidos com a Educação dos Filhos), que entre seus muitos objetivos, busca sensibilizar os pais para uma parceria mais sólida entre escola e família. Queremos agradecer à Supervisora Rai Silva e toda equipe de funcionários da Escola pela atenção dispensada ao Projeto apresentado.
Na oportunidade a Diretora da Escola, Lindiana dos Santos, fez a abertura, dando as boas vindas aos pais. Em seguida fez uso da palavra a Diretora de Ensino (Zona Urbana) Marluce Dias. Após as considerações iniciais, o Coordenador de Matemática, Edmar Fernandes de souza, iniciou a Palestra e, na sequência, a Coordenadora de Português, Ana Cleide apresentou a parte final. Depois de ouvir as propostas apresentadas na palestra, baseadas no Projeto DESPERTAR, foi ofertado aos pais o uso da palavra. Dentre os mais de 100 pais que compareceram à reunião, uns cinco se pronunciaram de forma positiva, disseram ter gostado muito das propostas apresentadas. 
Durante a palestra os pais foram convidados a assinar um termo de compromisso, comprometendo-se a participar de todas as reuniões do Projeto Despertar (com os Coordenadores, diretor, supervisor, orientador, professores, etc), apenas 35 pais assinaram o documento, demonstrando assim, disposição para discutir com a equipe administrativa da escola o desempenho escolar de seu filho. Se imaginarmos que a escola tem mais de 300 pais, esses que assinaram o termo representam 10%.

A EDUCAÇÃO DE SEU FILHO É RESPONSABILIDADE SUA!!!
A INSTRUÇÃO DO SEU FILHO, É RESPONSABILIDADE "NOSSA".

Quando os PAIS não compreendem, ou não se interessam por uma proposta (Projeto), os filhos (alunos), em sua grande maioria, simplesmente a ignoram. É preciso acreditar que nem todos perderam a fé, a esperança, a vontade de fazer a diferença... Porque se abdicar-mos, estaremos igualando-nos aos letárgicos.  (Profº. EDMAR FERNANDES DE SOUZA)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IDEB / 2011

Veja o Ideb/2011 das Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Novo Repartimento - PA.  Os resultados divulgados no dia 14/08/2012 pelo Mec (Ministério da Educação), mostram que as Escolas de nossa cidade, de modo geral, deram um salto de qualidade em 2011. Parabéns a todos os profissionais que colaboraram!!! Em especial, aos Professores que fazem a diferença na vida de seus alunos. Esses resultados mostram que as nossas reuniões surtiram o efeito esperado, que nossas propostas foram eficazes, o Ideb mostra que estamos no caminho certo e que, quando estamos voltados para a direção certa, tudo que temos a fazer é continuar caminhando.

Veja o Ideb/2011 das Escolas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais).
No menu: BAIXAR, você poderá obter as planilhas acima (arquivo excel). 


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.


O índice é medido a cada dois anos e, o objetivo é que o país, a partir de 2005 tenha um índice de referência, para acompanhar o desempenho das escolas ao longo dos anos e que, alcance as metas municipais e estaduais; nota 6, em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: - rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e, 
- médias de desempenho na Prova Brasil. 
A expectativa para os últimos anos do ensino fundamental, referentes ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, é de que o índice chegue a 5,2 pontos daqui a nove anos.
Fonte: inep

domingo, 12 de agosto de 2012

III TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL / 2012 - 1ª Fase na Escola Ângelo Lima

Aconteceu neste sábado(11/08), na Escola Angelo lima de Amorim, o 1º encontro para ensinar noções básicas de xadrez para iniciantes (dos quase 1000 alunos da escola convidados, compareceram 7 alunos). No Projeto apresentado, esse tipo de encontro deverá acontecer duas vezes em cada uma das escolas de 6º ao 9º ano desta Cidade e na Vila Maracajá, antes de dar início ao torneio (jogos eliminatórios) que começarão em setembro.

Desabafo!!!
Quando o corpo docente e administrativo de uma escola não compreendem, ou não se interessam por uma proposta (Projeto), os alunos, em sua grande maioria, simplesmente o desconhece (ou ignoram). Mas, mesmo só, na maioria das vezes na execução de alguns projetos... não desistirei. Porque se eu desistir, estarei igualando-me à grande maioria dos profissionais que sempre critiquei (por sua letargia).


Para saber mais sobre o projeto: III TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL / 2012, pegue uma cópia no menu: BAIXAR

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ATÉ BREVE, Prof. Lucian Lisboa!!!

Na manhã desta quarta feira (02/08/2012), fui informado que o Professor LUCIAN LISBOA DE MESQUITA, lotado na Escola Ângelo Lima de Amorim, recebeu uma proposta muito boa para trabalhar em Tucuruí (sua cidade de origem) e infelizmente está nos deixando. Mas não vamos dizer ADEUS... vamos torcer para que ele alcance tanto reconhecimento por lá como obteve por aqui e caso deseje voltar as portas estarão abertas. 

Pela sua dedicação ao assumir as turmas do Prof. Edmar Fernandes no ano passado, foi reconhecido como Professor Destaque_Matemática/2011, ficando em 2º lugar. 

Como Coordenador de matemática posso atestar que o Prof. Lucian será uma grande perda para nosso município, apesar de ter começado sua carreira como docente o ano passado, se mostrou muito comprometido com as propostas apresentadas pela escola e pela secretaria de educação, se mostrou muito disposto a aprender e compartilhar conhecimentos, se mostrou muito preocupado com a aprendizagem de seus alunos, a ponto de ser o único professor de matemática, dentre os 26 desse município a doar o seu tempo llivre (de graça) para ministrar aulas de reforço para os alunos com déficit de aprendizagem.
OBRIGADO PROFESSOR LUCIAN POR SUA CONTRIBUIÇÃO!!!

Planejamento Mensal 2012 / AGOSTO

Aconteceu nesta quarta (01/08/2012), pela manhã e à tarde, o Encontro para Estudos e Troca de Experiências, realizado mensalmente com os professores dessa cidade. Dos 18 professores de matemática, que trabalham nas quatro escolas do 6º ao 9º ano dessa cidade, 9 compareceram na Escola Vale do Sol (boa parte dos que não compareceram, estavam estudando, se qualificando). Na oportunidade os professores discutiram: os pontos positivos e/ou negativos da Prova Unificada/2º bim., foram apresentados aos professores, os gráficos do desempenho dos alunos na Prova Unificada/2º bim., foi definida a forma de avaliar o 3º bimestre, os professores discutiram e resolveram questões da OBM/2012, a Diretora de Ensino (zona urbana) Marluce Dias compareceu ao encontro e pediu que os professores fizessem uma avaliação verbal do trabalho realizado pelo Coordenador de matemática e pela Secretaria de Educação, e ainda, foram definidos os conteúdos a serem trabalhados no mês de agosto, etc.
Obrigado a todos os professores que participaram!!!


PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)