Profª. Jonilda e seu filho Wanderson. |
IDEB da Escola
2013..................4,2
2011..................4,5
2009..................4,0
Mesmo com o orçamento familiar apertado. Ainda assim,
ela não cobra nada por aulas de reforço de matemática, que oferece para as crianças classificadas na segunda fase da olimpíada. Essas lições complementares são ministradas todas as noites, entre 19 e 21 horas, na casa de Jonilda (video: Jornal Nacional). Este ano, participaram 18 garotos e garotas, dos quais 13 foram premiados, quatro com medalha de ouro. Em um espaço exíguo, o grupo se acomoda em mesas cedidas por comerciantes da vizinhança. Elas ocupam o lugar destinado ao sofá, na frente da TV.
Tamanho desprendimento, porém, nem sempre é bem-visto pelos colegas de magistério. Alguns a criticam por trabalhar mais e de graça. “Não ligo para os comentários negativos”, diz a professora. “Não acho justo cobrar por essas aulas e pronto.”
QUADRO
DE PRÊMIOS
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Paulista
- PB
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2005
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7 Menção Honrosa
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2006
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5 Menção Honrosa
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2007
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1 Menção Honrosa
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2008
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5 Menção Honrosa
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2009
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1 Medalha de Bronze
1 Menção Honrosa
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2010
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1 Medalha de Ouro
2 Medalhas de Bronze
6 Menção Honrosa
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2011
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1 Medalha de Ouro
1 Medalha de Prata
3 Medalhas de Bronze
12 Menção Honrosa
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2012
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5 Medalhas de Ouro
2 Medalhas de Prata
3 Medalhas de Bronze
12 Menção Honrosa
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2013
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10 Medalhas de Bronze
11 Menção Honrosa
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TOTAL
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89
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Nessa luta, Jonilda pode ser uma baixa. Ela recebeu uma oferta para trabalhar em uma escola privada de Campina Grande, que também cederia uma bolsa de estudos para seu filho. A professora não esconde o desejo de fazer um mestrado e, como treinadora dos atletas dos números, não lhe sobra tempo para isso. Em breve, pode deixar Paulista.
Será possível clonar Jonildas e o grupo de professores do município? E, já que estamos nisso, não só espalhá-los pelo sertão mas por todo o país?
Metodologias
1. “Eu nunca bato de frente com meus alunos”, afirma.
2. “Sempre tento demonstrar que a turma pode contar com meu apoio.”
3. Esse lado “gente boa” tem contrapartida. A professora não permite indisciplinas. “Mas isso é fácil evitar: basta manter as crianças, principalmente as mais ativas, sempre ocupadas”, diz. “Se o aluno não tiver tempo, ele não causa problemas.”
4. Ela tem como princípio que, para aprender matemática, é imprescindível vivenciá-la. Assim, as aulas sobre fração são ministradas em uma pizzaria.
5. A farmácia serve de âncora para lições sobre medidas, com base na dosagem dos medicamentos.
6. Números decimais? Em um posto de gasolina.
7. E o estudo de estatística nada têm de fictício. Os alunos coletam dados reais sobre a mortalidade infantil ou a incidência de doenças na população de Paulista.
8. Jonilda também faz questão de envolver os pais nas lições de casa e não mede esforços para elogiar o bom desempenho dos alunos.
“O que melhora não é a habilidade de fazer contas”, diz Jonilda. “É a capacidade de raciocínio. E isso serve para todas as aulas ou qualquer outra coisa.”
Leia também: Professora Jonilda - Um exemplo a ser seguido
É sabido e comentado que a educação é o maior desafio do Brasil. Para isso, é preciso que os recursos jorrem, como em qualquer projeto de infraestrutura. Mas a espantosa revolução dos números no sertão da Paraíba demonstra que o sucesso, em educação, começa no professor. Em sua capacidade de inspirar, desafiar, guiar e reconhecer os alunos. Parece lógica a extrapolação de que o principal investimento que o Brasil pode fazer é encontrar, contratar, inspirar, treinar e reconhecer gente como a dona Jonilda. Muitas donas Jonildas...
FONTE: epocanegocios ; g1.globo.com ; paulistapb.net ; obmep
Veja mais videos: tv paraíba - 1ª reportagem ; 2ª reportagem ; última reportagem ;
Estudantes de Paulista - PB, são destaques nacionais
Estudantes de Paulista - PB, são destaques nacionais
*Meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) é a forma de governo baseado no mérito. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e, há uma predominância de valores associados à educação e à competência.
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