No Município de Novo Repartimento - PA, esse ano, pela primeira vez, tivemos 03 centros de aplicação:
1) Escola Ângelo Lima de Amorim, na Cidade;
Nível 1 - presentes 52, ausentes 40;
Nível 2 - presentes 32, ausentes 25;
Nível 3 - presentes 07, ausentes 67;
Dos 223 alunos classificados para essa 2ª fase, que deveriam ter comparecido a esse
Centro de aplicação, apenas 91 compareceram para fazerem a prova, somente 40,8% de alunos classificados.
*Perceba que o desinteresse foi infinitamente pior entre os alunos do Ensino Médio (Nível 3). Dos 74 alunos classificados para a 2ª fase, apenas 7 compareceram (9,5%). Talvez isso explique em parte, porque até hoje, a Escola (Papa Paulo VI) de Ensino Médio dessa Cidade, ainda não tenha uma Média de Pontos atribuída por meio do ENEM.
*Considerando apenas os 149 alunos classificados do Ensino Fundamental,
compareceram 84 (56,4%).
2) Escola Bandeirante, Distrito de Maracajá;
Nível 1 - presentes 45, ausentes 17;
Nível 2 - presentes 38, ausentes 16;
Nível 3 - presentes 06, ausentes 5;
Dos 127 alunos classificados para essa 2ª fase, que deveriam ter comparecido a esse Centro de aplicação, 89 compareceram para fazerem a prova, 70% dos alunos classificados.
*É preciso destacar que, o comparecimento dos alunos a esse Centro de Aplicação foi 75% superior ao registrado na sede desse Município.
Posso afirmar com propriedade que não foi mero acaso, mais uma vez, os alunos do Distrito de Maracajá comprovam o comprometimento de todos, na busca por uma Educação Melhor.
Parabéns Maracajá!!!
3) Escola Tomás Antonio Gonzaga, Distrito de Belo monte;
Nível 1 - presentes 14, ausentes 11;
Nível 2 - presentes 14, ausentes 05;
Dos 44 alunos classificados para essa 2ª fase, que deveriam ter comparecido a esse Centro de aplicação, 28 compareceram para fazerem a prova, 63,6% dos alunos classificados.
No geral, dos 394 alunos classificados para essa 2ª fase, nesse Município, compareceram apenas 208 para fazerem a prova, somente 52,8% dos alunos demonstraram interesse.
O percentual de comparecimento dos alunos, passou de 32,6% no ano anterior, para 52,8% esse ano (observe o gráfico).
INFELIZMENTE, não estamos conseguindo fazer com que os nossos alunos e, principalmente, a grande maioria dos nossos professores de matemática, compreendam e acreditem na relevância da OBMEP como proposta de apoio e motivação ao ensino da matemática.
"As palavras ecoam,
os exemplos arrastam."
(Prof. Pachecão)
*Para saber mais+ sobre a OBMEP nesse Município click aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário