1. Conhecerem melhor o que é o SisPAE, a que se destina e, como interpretar os seus resultados;
2. Orientar os professores como devem ser elaborados os itens (questões) que irão alimentar a plataforma, sispae.vunesp.com.br ;
Foram dois dias bastante produtivos, fomos orientados a
elaborar alguns itens para os quais recebemos as seguintes instruções:
* Devemos contextualizar os itens apenas com informações essenciais;
* Quando usar qualquer material (texto, fonte, gráfico) devemos citar a fonte primária (confiável);
* Caso seja retirado parte do material, deve-se, além de dar crédito à fonte, escrever adaptado;
* Não use a palavra abaixo, e sim, a seguir;
* Os distratores (alternativas erradas) devem ser plausíveis (sempre que possível, deverá ter minimamente uma lógica);
* Distrator é diferente de pegadinha: Exemplo (no exemplo, o texto base do problema fala de páginas, no entanto, a pergunta feita, refere-se a folhas);
* Cada item (questão) deverá cobrar uma habilidade específica;
* As alternativas devem ser apresentadas em uma ordem lógica (crescente ou decrescente);
* No momento de construir um item (elaborar uma questão), faça livremente, em seguida, revise e formate;
* A pergunta deverá aparecer sempre no final do item;
* Use na pergunta a mesma palavra do texto base;
Na oportunidade estiveram presentes 50 professores de vários municípios da região (Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia e Jacundá), dos quais, aproximadamente 30, eram de português e, os demais, de matemática.
*para ter acesso aos resultados do SisPAE/2014-2015, click aqui
*veja também, I Oficina / 2015
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