Para que seja realizada, milhões de reais são gastos com divulgação, impressão das provas, pagamento a coordenadores regionais, premiação àqueles que se destacam, etc.
No entanto, é lamentável perceber que, a melhor proposta nacional de valorização e incentivo ao ensino de matemática é ignorada pela maioria dos nossos alunos, professores e gestores.
O descompromisso dos alunos e professores desse
Município ficou evidente na 2ª fase da 11ª Obmep/2015, quando compareceram para fazer a prova, apenas 40,8% dos alunos classificados.
Os alunos, em sua maioria, não tem o menor interesse de fazer a prova. Muitos não vão à escola no dia determinado e, os que comparecem, respondem a prova de qualquer maneira, não apresentam os cálculos de matemática necessários, marcam as questões de forma aleatória, irresponsável. Logo, posso afirmar que, com uma grande ajuda de acerto casual muitos alunos são classificados para a segunda fase.
Muitos professores de matemática menosprezam a importância da Obmep; por isso não fazem nada para informar e incentivar os seus alunos a participarem.
Muitas vezes cansados, devido a carga de trabalho excessiva não conseguem reservar um tempo para preparar algumas questões e apresentar aos seus alunos, conversar com a turma, tirar dúvidas.
Os gestores, em sua maioria, estão sempre tão ocupados com suas prioridades administrativas que, normalmente não se dedicam às questões pedagógicas.
Um bom gestor é aquele que se faz presente, valoriza e, principalmente motiva sua equipe de profissionais a participar de cada uma das propostas pedagógicas que são apresentadas aos seus alunos e professores.
Apesar de tudo, não quero e não vou desistir, acredito que "ninguém comete erro maior que não fazer nada, porque só pode fazer um pouco"; tenho a consciência tranquila de ter feito minha parte, apresentei um projeto à equipe convidando-os a realizar alguns minicursos destinados a preparar os nossos alunos para a Obmep.
Incentivei, motivei e acompanhei cada um dos 19 professores que se comprometeram, compareceram e realizaram mais esse relevante trabalho.
Edmar Fernandes de Souza (Prof. de Matemática)
Novo Repartimento - PA
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