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segunda-feira, 20 de junho de 2016

SisPAE / 2015 - RESULTADOS; Novo Repartimento - PA

No dia 16/05, na Cidade de Tucuruí, foram apresentados, no II Workshop, os resultados SisPAE/2015.
As seis escolas de Ensino Fundamental 2, desse Município, acompanhadas pelas coordenações de área, de modo geral, apresentaram melhoras irrisórias.


Em Matemática, as notas médias dos alunos do 9º Ano variaram:
2015 - de 205,6 a 228,9;
2014 - de 202,5 a 229,7;

Em Português, as notas médias dos alunos do 9º Ano variaram:
2015 - de 201,3 a 222,2;
2014 - de 186,8 a 218,5;

No SisPAE, os resultados são classificados em 4 Níveis de Proficiência  (Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado) que representam valores diferentes de
acordo com ano escolar do aluno e, a disciplina avaliada (Português ou Matemática). 
Nesse quesito, as duas escolas que apresentaram resultados do 9º Ano relativamente melhores em 2015, em comparação com o ano anterior, foram:


1ª) Escola Vale do sol
Matemática, menos 15,7 pontos percentuais de alunos classificados no Abaixo do Básico;
Português, menos 22 pontos percentuais de alunos classificados no Abaixo do Básico;

2ª) Escola Angelo Lima de Amorim
Matemática, menos 12 pontos percentuais de alunos classificados no Abaixo do Básico;
Português, menos 27,6 pontos percentuais de alunos classificados no Abaixo do Básico;

*para obter planilhas e gráficos simplificados, 9º ano - notas médias ; 9º Ano - desempenho ; 8º Ano - notas médias ; 8º Ano - desempenho ;

A meta estabelecida pelo Pacto pela Educação do Estado do Pará é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado, em todos os níveis, até 2017. 
Diante do exposto, de forma participativa foi concebido um Plano Estratégico, estruturado em 7 importantes resultados
R1: aumentar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; 
R2: melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio; 
R3: investir na qualificação dos profissionais da educação; 
R4: renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula; 
R5: aprimorar a gestão da Secretaria de Educação em todos os níveis administrativos; 
R6: envolver governo, escolas e comunidade nas ações destinadas à melhoria das atividades educacionais e, 
R7: fomentar o uso da tecnologia da informação para a melhoria da prática docente e da gestão escolar.

O SisPAE, enquanto sistema de avaliação, atende ao objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes matriculados nas redes públicas estadual e municipal de ensino, assim como revelar os efeitos decorrentes dos fatores contextuais na média de proficiência observada nas duas áreas avaliadas, a saber, Língua Portuguesa e Matemática
Os resultados da avaliação propiciam a realização de estudos, reflexões e análises pedagógicas dos indicadores que, por sua vez, auxiliam dirigentes estaduais e municipais na tomada de decisão e definição de políticas públicas visando a melhoria do sistema educacional paraense.

Já se passaram dois anos (2014-2015) e, até o momento, o governo do estado não apresentou nenhuma proposta concreta para melhorar a educação a partir das informações obtidas através das provas do SisPAE.
A Fundação Vunesp, é responsável pela aplicação das provas no final de cada ano e, em maio do ano seguinte tem divulgado os resultados.
Um calhamaço de apostila com 136 páginas de informações das mais diversas, em boa parte, dispensáveis. São tantos gráficos e tabelas que, é necessário um dia inteiro de workshop para apresentá-los. 

Na prática, de forma bem resumida, os números apenas confirmam o que todo bom professor em sala de aula percebe diariamente: 
*os alunos não estão melhorando, apesar dos esforços feitos pelos professores.
Os motivos desse insucesso são muitos, leia: A luta diária de um professor!, é preciso bem mais que um sistema que avalia a rede de ensino do Estado, isso a Prova Brasil juntamente com o Ideb já fazem.

É imperativo que se discuta, que se apresente, e principalmente, se implemente propostas inovadoras; pois, se o que estamos fazendo há 20 anos não está funcionando, é preciso buscar novas formas de enfrentar o problema.
Parafraseando Einstein, "Quando se pretende alcançar mudanças significativas, não se pode continuar fazendo sempre as mesmas coisas."

Quero aqui deixar, uma das propostas que tenho:
1. Meritocracia, que a partir dos resultados já verificados em edições anteriores do SisPAE, se estabeleça metas de melhoras factíveis e, aos que atingirem as metas, sejam oferecidas recompensas financeiras de valor relevante e, por que não, que sejam homenageados em vida - com troféus e Certificados - pelos relevantes serviços prestados.

Fonte: sispae.vunesp.com.br 

4 comentários:

  1. Eu, Wesley Escarpati Queiroz, fui premiado pelo SisPAE, edição 2015, pelo atingimento de melhor resultado de proficiência em Matemática por séries avaliadas observados nas Regiões de Integração.

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  2. Eu fui premiado pelo SisPAE, edição 2015, pois atingir o melhor resultado de proficiência em Matemática por séries avaliadas nas Regiões de Integração.

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    Respostas
    1. Eles ligaram para você? a 5 ure? ou algo assim?

      #Parabéns

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    2. Não, eles não ligaram pra mim. A URE de Tucurui informou a escola e, está, me avisou sobre o que eu tinha feito e também sobre a cerimônia de certificação, que ocorreu em Belém. Obg :)

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