As seis escolas de Ensino Fundamental 2, desse Município, acompanhadas pelas coordenações de áreas, mais uma vez não conseguiram avançar.
Apesar dos inúmeros esforços feitos pelos docentes desse Município - especialmente pelas equipes de matemática e português - os resultados alcançados por nossos alunos no SisPAE, pelo 3º ano consecutivo não foram satisfatórios.
No SisPAE, os resultados são classificados em 4 Níveis de Proficiência (Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado) que representam valores diferentes de
acordo com ano escolar do aluno e, a disciplina avaliada (Português ou Matemática).
1ª) Escola Professora Raimunda Tavares
Em Matemática, o percentual de alunos classificados como abaixo do básico, diminuiu 25 pontos percentuais, em comparação com o ano anterior.
Em Português, diminuiu 16,3 pontos percentuais.
2ª) Escola Bandeirante
Em Matemática, o percentual de alunos classificados como abaixo do básico, diminuiu 24,3 pontos percentuais, em comparação com o ano anterior.
Em Português, diminuiu 32 pontos percentuais.
No SisPAE, os resultados são classificados em 4 Níveis de Proficiência (Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado) que representam valores diferentes de
acordo com ano escolar do aluno e, a disciplina avaliada (Português ou Matemática).
Na tabela a seguir, nota-se que, a
maioria das notas médias dos alunos - tanto em matemática como em português - pioraram em comparação com o ano anterior.
maioria das notas médias dos alunos - tanto em matemática como em português - pioraram em comparação com o ano anterior.
Em Matemática, as notas médias dos alunos do 9º Ano variaram:
2016 - de 200,6 a 223,2;
2015 - de 205,6 a 228,9;
2014 - de 202,5 a 229,7;
Em Português, as notas médias dos alunos do 9º Ano variaram:
2016 - de 170,9 a 212;
2014 - de 202,5 a 229,7;
Em Português, as notas médias dos alunos do 9º Ano variaram:
2016 - de 170,9 a 212;
2015 - de 201,3 a 222,2;
2014 - de 186,8 a 218,5;
2014 - de 186,8 a 218,5;
É lamentável que ainda tenhamos um número elevado de alunos apresentando conhecimento abaixo do básico.
Apesar disso, a tabela a seguir mostra que, a maioria das escolas, nesse quesito, conseguiu melhorar seus indicadores.
Apesar disso, a tabela a seguir mostra que, a maioria das escolas, nesse quesito, conseguiu melhorar seus indicadores.
Em 2016, as 2 escolas escolas que apresentaram os resultados mais significativos foram:
1ª) Escola Professora Raimunda Tavares
Em Matemática, o percentual de alunos classificados como abaixo do básico, diminuiu 25 pontos percentuais, em comparação com o ano anterior.
Em Português, diminuiu 16,3 pontos percentuais.
2ª) Escola Bandeirante
Em Matemática, o percentual de alunos classificados como abaixo do básico, diminuiu 24,3 pontos percentuais, em comparação com o ano anterior.
Em Português, diminuiu 32 pontos percentuais.
Já se passaram 3 anos (2014-2016) e, até o momento, o governo do estado - nem a prefeitura - não apresentou nenhuma proposta concreta para melhorar a educação a partir das informações obtidas através das provas do SisPAE.
A Fundação Vunesp, é responsável pela aplicação das provas no final de cada ano e, em maio do ano seguinte tem divulgado os resultados.
Um calhamaço de apostila com dezenas de páginas de informações das mais diversas, em boa parte, dispensáveis. São tantos gráficos e tabelas que, é necessário um dia inteiro de workshop para apresentá-las.
A Fundação Vunesp, é responsável pela aplicação das provas no final de cada ano e, em maio do ano seguinte tem divulgado os resultados.
Um calhamaço de apostila com dezenas de páginas de informações das mais diversas, em boa parte, dispensáveis. São tantos gráficos e tabelas que, é necessário um dia inteiro de workshop para apresentá-las.
Para entendê-las, talvez uma vida inteira estudando estatística.
Na prática, de forma bem resumida, os números apenas confirmam o que todo bom professor em sala de aula percebe diariamente:
*os alunos não estão melhorando, apesar dos esforços feitos diariamente pelos professores.
Os motivos desse insucesso são muitos, leia: A luta diária de um professor!
É preciso bem mais que um sistema que avalia as redes de ensino do Estado e/ou do município, isso a Prova Brasil juntamente com o Ideb já fazem.
Na prática, de forma bem resumida, os números apenas confirmam o que todo bom professor em sala de aula percebe diariamente:
*os alunos não estão melhorando, apesar dos esforços feitos diariamente pelos professores.
Os motivos desse insucesso são muitos, leia: A luta diária de um professor!
É preciso bem mais que um sistema que avalia as redes de ensino do Estado e/ou do município, isso a Prova Brasil juntamente com o Ideb já fazem.
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