Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

30 DICAS PARA ESCREVER BEM

1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc. 

2. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz. 

3. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in. 

4. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu!

5. "Porra", palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda".

6. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.

7. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

8. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das idéias nelas contidas e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

9. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

10. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa maneira irritante.

*para ver mais, click aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário