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quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

VISITA À ESCOLA PAULO ARAGÃO, SOBRAL - CE

Ao programar minhas férias de janeiro de 2015, decidi conhecer o litoral do Piauí e do Ceará. Mas, em minha programação de férias estava incluso uma pesquisa de campo em SOBRAL - CE, que tem hoje uma das melhores redes de ensino do nosso país.

Em Sobral visitei a Escola de Ensino Fundamental Paulo Aragão, que possui 13 salas de aula e está situada em um bairro afastado do centro.

IDEB...................05......07.....09......11.....2013
Anos Iniciais......3,5.....4,9....7,2.....7,6......7,4
Anos Finais................................................5,9

Essa Escola não possui o maior ideb de Sobral, mas possui muito em comum com as nossas escolas, aqui de Novo Repartimento - PA: estrutura física, tipo de aluno, localização geográfica, formação da equipe docente. Apesar disso, seu Ideb é quase o dobro do alcançado por nossas escolas.

A razão de minha visita era conhecer melhor as propostas de trabalho implementadas na rede pública de ensino de Sobral e coletar informações que fossem úteis para melhorar a educação do nosso Município. Ao chegarmos lá, Eu (Edmar Fernandes de Souza, Coordenador de Matemática) e a Srª. Elvira Alves Brito, pedagoga; fomos recepcionados pela Srª. Maria Valéria Abreu Pontes, Coordenadora Pedagógica do 8º e 9º Ano.
Aproveito para agradecer imensamente à Dona Valéria por sua atenção e pelos esclarecimentos durante nossa conversa.
Em seguida, conversei com os professores Antonigilton Viana Oliveira (de tênis vermelho), professor de geografia e, João Paulo da Silva (de sandália), professor de matemática. Aos quais, aproveito também para agradecer pela atenção e pelas informações.

As informações mais relevantes que tomei conhecimento durante o tempo que fiquei na escola conversando com esses três colegas de profissão foi:
1. O salário dos professores de lá, é equivalente ao que recebemos aqui;
2. Os professores trabalham 16 h/a em sala de aula e 4 h/a são horas atividades geralmente destinadas à atividades de reforço;
3. Ao  final de cada bimestre aplica-se uma prova,  elaborada pela equipe de formadores e corrigida pelos próprios professores. Os resultados são minuciosamente coletados pelos professores, de forma que possam perceber em quais questões os alunos se saíram melhores e, em quais questões tiveram mais dificuldades. A partir daí, cada professor propõe suas estratégias de reforço para corrigir o déficit de aprendizagem dos alunos. 
É preciso lembrar que, os conteúdos do programa precisam continuar sendo trabalhados;
4. Mensalmente acontece um encontro de formação com todos os professores da rede. Quando esse encontro acontece após a prova do bimestre, é feito o estudo dos erros;
5. Ao final de cada semestre, aplica-se uma prova elaborada pela equipe de formadores e que, será também corrigida pela equipe de formadores. 
A Semed determina uma meta percentual a ser alcançado pelos alunos de cada ano/série, quando  a turma supera o percentual em 10%, a partir dai, o professor passa a receber uma gratificação em seu contracheque (para cada uma de suas turmas que superou a meta percentual em 10%) até o fim do semestre, quando será aplicada uma nova prova;
6. As questões cobradas na prova, elaborada pela Lyceum (Consultoria Educacional), são semelhantes às questões que estamos cobrando de nossos alunos aqui em nosso Município;
7. As aulas em Sobral terminaram no dia 17/12 e estavam iniciando justamente no dia em que visitei a escola 12/01/2015;
8. O número de alunos por sala varia de 35 a 45 alunos;
9. Segundo informações, aproximadamente 73% dos professores da rede municipal daquele município, são contratados;

*para ver as 18 fotos, click aqui 

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