No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

É INTERESSANTE SER PROFESSOR?

I. É interessante, como muitos alunos se lembram apenas dos xingamentos (vai se lascar, vai se ferrar) que foram ditos em sala, dentro de um contexto. Mas ninguém se lembra das Palestras de Conscientização, nem do Textos Reflexivos lidos em sala ou das cobranças diárias na intenção de que o aluno se desperte.

II. É interessante, como muitos reclamam da metodologia de um Professor que passou anos estudando e busca em seu cotidiano sempre melhorar. 

Mas poucos são os alunos que tentam se adaptar e se preocupar com seu próprio desempenho.

III. É interessante, como muitos alunos reclamam às vezes da falta de paciência do Professor. 
Mas poucos percebem que durante a explicação (esses mesmos que reclamam da falta de paciência) estão sempre conversando ou com a atenção em outras coisas.

IV. É interessante, como muitos reclamam da quantidade de conteúdo. 
Mas poucos são aqueles que percebem que esses mesmos conteúdos lhes serão úteis ao longo da vida.

V. É interessante, como muitos, às vezes reclamam da falta de aproximação Professor/aluno. 
Mas poucos são aqueles que tentam se aproximar sem segundas intenções.

VI. É interessante, como muitos (mesmo sendo alunos com poucos anos de sala de aula) se acham cheios de razão, acham que o Professor está completamente errado em sua forma de agir, de se expressar, em sua metodologia (construída ao logo dos seus muitos anos de estudo ou ainda, de profissão). 
Mas poucos são aqueles que se lembram que o Professor passou a vida toda se preparando (e continua se preparando cotidianamente) para estar ali.

VII. É interessante, como a maioria está preocupada apenas com sua aprovação. 
Mas poucos tem a consciência de que “tão importante quanto ser aprovado”, é fundamental que domine bem os assuntos (às vezes não respeitam o Professor, não prestam atenção às aulas e se preocupam apenas em colar e passar).

VIII. É interessante, como na escola todos tem razão (Diretor, Secretário, Supervisor, pais e alunos). 
Mas o único “errado” (que leva toda a culpa), é o Professor.

IX. É interessante, que quando alguma coisa dá errado, o “maior responsável” é o professor. 
Mas quando o professor se esforça, aplica novas metodologias e os resultados são positivos, a escola e todos os seus funcionários fazem parte dessa iniciativa de sucesso.


X. É interessante, como a maior responsabilidade nesse processo de educar está sobre os ombros do professor. 
Mas é ele, que recebe o menor salário, que não tem uma sala digna para se reunir e planejar, que não é convidado a participar das Grandes Decisões.
(Edmar Fernandes de Souza, 10/2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)