No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

sexta-feira, 31 de maio de 2019

THE STORY (A HISTÓRIA)

*02/04/1980 | +30/05/2019
Todas essas linhas que passam pelo meu rosto
Te contam a história de quem eu sou
Tantas histórias sobre onde eu estive
E como eu cheguei aonde estou
Mas essas histórias não significam nada
Quando você não tem pra quem contar
É verdade... Eu fui feita pra você

Eu escalei pelos topos das montanhas
Nadei através de todo o oceano azul
Atravessei todas as linhas e quebrei todas as regras
Mas, querido, eu quebrei todas por sua causa
Porque mesmo quando eu estava despedaçada
Você me fez sentir como um milhão de dólares
Sim, você fez e eu fui feita pra você.

Você vê o sorriso na minha boca
Está escondendo as palavras que não querem sair
E todos os meus amigos que pensam que sou abençoada
Eles não sabem que a minha cabeça é uma bagunça
Não, eles realmente não sabem quem eu sou de verdade
E eles não sabem pelo que eu passei, como você sabe
E eu fui feita pra você

Todas essas linhas que passam pelo meu rosto
Te contam a história de quem eu sou
Tantas histórias sobre onde eu estive
E como eu cheguei aonde estou
Mas essas histórias não significam nada
Se você não tem pra quem contar
É verdade, que eu fui feita pra você
Oh, sim, é verdade que eu fui feita pra você

Compositora: Sara Ramírez
Série: Grey's Anatomy (T7E18)

quinta-feira, 30 de maio de 2019

TENTE OUTRA VEZ! PORQUE TODOS MERECEM UMA NOVA CHANCE.

No dia 29/05 (quinta), das 19h15 às 21h, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos do 8º Ano que ficaram com nota abaixo da média (6,0 pt). O intento era revisar as questões e conteúdos do 1º bimestre.
Dessa forma, preparar os alunos para a prova de recuperação.

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que

SE NÃO PUDER VENCER PELO TALENTO, VENÇA PELO ESFORÇO

No dia 29/05 (quinta), das 17h30 às 19h15, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 8º ao 9º Ano, com o intento de estudar/revisar matemática básica (MULTIPLICAÇÃO).

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e,

domingo, 26 de maio de 2019

VOLUME | SAI#19621

Assunto: VOLUME

O volume corresponde à “capacidade” de um sólido. Tente imaginar alguns sólidos geométricos, se é possível preenchê-lo com algum material, como a água; se existe essa possibilidade, podemos realizar o cálculo do volume para cada objeto pensado. 

* VOLUME DO *ORTOEDRO
* VOLUME DA PIRÂMIDE
* VOLUME DO CONE
* VOLUME DO CILINDRO
Um ortoedro é um *paralelepípedo, ou seja, cujas faces formam entre si ângulos *diedros retos. Vulgarmente são denominados caixas. 
O cubo é um caso especial de ortoedro, no qual todas as faces são quadradas.

Vídeos
Material em pdf: SAI#19621 - Lista de questões: VOLUME ; disponível até 17/05.

Avaliação: 
* Por meio de uma lista de questões disponibilizadas no blog;
* Discussão de algumas questões em sala; onde os alunos poderão trocar ideias com os outros colegas;
* Os alunos interessados poderão ir ao quadro e mostrar à turma como resolveram determinada questão.

Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br ; aprovaconcursos.com.br ;

Paralelepípedo: hexaedro cujas faces, opostas e paralelas entre si, são paralelogramos.
Hexaedro: sólido de seis faces planas.
Diedro: que ou o que é formado pelo encontro de dois planos.
Prisma: [Geometria] Figura geométrica de um poliedro limitado por dois polígonos congruentes, e três ou mais paralelogramos.








QUANTO MAIOR A DEDICAÇÃO, MELHORES RESULTADOS!

No dia 23/05 (quinta), das 17h30 às 19h15, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 8º ao 9º Ano, com o intento de estudar/revisar matemática básica (TABUADA).

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Prof. EdmarFS, NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR, É PRECISO FAZER ALGO PARA MELHORAR

No dia 22/05 (quarta), das 17h30 às 19h15, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 6º ao 9º Ano, com o intento de estudar/revisar matemática básica (ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO).

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se

domingo, 19 de maio de 2019

@MOL-822 / 2019 | Estatística

No período 11/05 à 18/05, apresentei aos meus alunos a proposta @mol (Atividade de Matemática Online), NÃO obrigatória. 
A referida atividade apresentava 10 questões da Obmep de edições anteriores, uma forma de estimular de apresentar, incentivar e preparar os alunos para a edição deste ano (1ª fase em 21/05).
No entanto, o aluno que pudesse e, respondesse às questões estaria sendo avaliado em 1,0 pt como nota bônus. 
No geral, dos 198 alunos com os quais 
trabalho, 86 (43,4%) responderam a atividade mencionada.
Nos dias atuais, em que os alunos estão cada vez mais conectados, se faz necessário criar meios de interação entre professor, aluno, disciplina e tecnologia.
Dentre os alunos(as) que participaram foi possível facilmente verificar os

XADREZ MELHORA A MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, O PLANEJAMENTO E, O RELACIONAMENTO

No dia 18/05 (sábado), das 14h às 16h20, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS, promoveu o 4º encontro com seus alunos de 8º e 9º Anos, com o intento de ensinar noções básicas de xadrez para iniciantes.
* Como posicionar as peças no tabuleiro para iniciar o jogo;
* O nome das peças;
* Como é o movimento de cada peça;
* E por fim, foi realizada uma partida de xadrez entre os estudantes presentes;
"A pessoa não tem que ser inteligente para jogar xadrez. 
Ela se torna inteligente com o xadrez."
(Thauane Ferreira)
Durante essa primeira e 
única partida de xadrez realizada nesse

sábado, 18 de maio de 2019

Prof. EdmarFS, COMPROMETIDO COM A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS

No dia 18/05/2019 (sábado), das 8h às 11h30, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 8º e 9º Ano, com o intento de estudar questões da *OBMEP/2016-N1F1 e, *OBMEP/2017-N1F1.

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar, o professor acredita que estarão mais preparados para fazerem a prova da OBMEP este ano, que será realizada no 21/05.
Na oportunidade os alunos treinaram bastante, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.
No encontro realizado, compareceram 

quarta-feira, 15 de maio de 2019

TECLADO SEM FIO FALHANDO

Outro dia comprei um teclado e mouse sem fio (combo). A princípio gostei muito; além de deixar a mesa de trabalho mais limpa, o toque nas teclas é bem macio.

No entanto, porém, todavia, em poucos segundos sem uso, o teclado adormecia e para voltar a funcionar é preciso apertar a tecla (Alt Gr) por uns três segundos para que ele volte a funcionar.

Depois de pesquisar e fazer vários testes, consegui melhorar significativamente a eficiência do

sábado, 11 de maio de 2019

VOTE CERTO PARA ESCOLHER O GESTOR | Democracia na Escola

Gestor de escola arrumadinho, limpinho em sua sala climatizada todos nós estamos acostumados a ver.

Gestor de escola que faz dez ofícios solicitando uma torneira de plástico de R$ 5,00 à secretaria de educação, eu vi muitos. 

A maioria dos gestores escolares deste Município - escolhidos por critérios meramente político - não são capazes de resolver problemas simples do dia a dia do ambiente escolar.
Alguns não são capazes de providenciar papel (ou impressora) para que os professores apresentem atividades diferenciadas aos seus alunos. Outros, nem tinta para recarregar os pincéis que serão usados pelos professores.
No entanto, esse foi o único gestor que conheci - nesses mais de vinte anos atuando na educação deste Município - que conseguiu mobilizar a sua

@MOL-821 / 2019 | Estatística

Nos dias atuais, em que os alunos estão cada vez mais conectados, se faz necessário criar meios de interação entre professor, aluno, disciplina e tecnologia.

Todavia, não basta apenas criar uma atividade online, é preciso motivar os alunos a participarem.
Atualmente, a maioria das pessoas são capazes de passar horas do seu dia nas redes sociais vendo imagens, vídeos e comentários irrelevantes sobre a vida de outras pessoas, famosas ou não (é muita fofoca); mas não conseguem administrar sua disponibilidade de forma produtiva, dedicando uma parte do seu tempo disponível para estudar, para realmente aprender algo relevante. 
No período 03/05 à 10/05, apresentei aos meus alunos a proposta @mol (Atividade de Matemática Online), NÃO obrigatória. 
A referida atividade apresentava apenas questões da Obmep de edições anteriores, uma forma de estimular e preparar os alunos para a edição deste ano.

No entanto, o aluno que pudesse e, respondesse às questões estaria sendo avaliado em 1,0 pt como nota bônus. 
No geral, dos 198 alunos com os quais

quinta-feira, 9 de maio de 2019

NÃO BASTA ESTAR CERTO PARA VENCER A BATALHA. É PRECISO INSISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA E MUITA PACIÊNCIA.

No dia 08/05 (quarta), das 17h30 às 19h15, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 6º ao 9º Ano, com o intento de estudar/revisar matemática básica (DIVISÃO e TABUADA).

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais, melhorar a interação professor/aluno e, chegarem mais preparados ao final do ano.

Na oportunidade os alunos assistiram a vídeos, treinaram bastante, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.
A esse encontro compareceram 48 alunos. Foi o maior número de alunos presentes a uma atividade extraclasse, desde 2018.
Essa foi a 9ª Atividade Extraclasse - Projeto @crisolar | Subprojeto MBPQQA - realizada pelo Prof. EdmarFS este ano, totalizando 33 h/a em 2019. 

domingo, 5 de maio de 2019

A NOSSA EDUCAÇÃO QUANDO DÁ UM PASSO PRA FRENTE, DÁ DOIS PRA TRÁS #5


A foto ao lado ilustra bem a nitidez e, a preocupação com a  qualidade das propostas apresentadas nesses 30 meses da atual gestão (desde 2017).
Nenhuma proposta foi apresentada até o momento, com o objetivo de incentivar, valorizar e homenagear a equipe de professores e, consequentemente alcançar melhores resultados no ensino/aprendizagem.

No dia 02/05, das 18h às 18h35, na Escola José Cícero da Silva, realizou-se a reunião bimestral com a equipe de matemática da área urbana deste Município.
Estiveram presentes apenas 10 professores (34,5%) dos 29 que fazem parte da equipe.

Leia e analise as três situações a seguir:

I. Pela 4ª vez, desde 2017, o coordenador atual coloca em pauta para ser debatida, a continuidade ou não da Prova Unificada - 12 pontos positivos - que ele claramente sempre foi contrário. 
Mas uma vez, reafirmando o que já fora decidido em

quarta-feira, 1 de maio de 2019

SISPAE / 2018 | Novo Repartimento - PA

As seis escolas de Ensino Fundamental 2, desse Município, acompanhadas pelas coordenações de áreas, mais uma vez não conseguiram avançar.
Continuam estagnadas.

Esse foi a quarta vez - 2014, 2015, 2016, 2018 - que essa prova de verificação de aprendizagem foi aplicada nas escolas do estado.
Apesar dos inúmeros esforços feitos pelos docentes deste Município - especialmente pelas equipes de matemática e português - os resultados alcançados por nossos alunos no SisPAE não foram satisfatórios. 

No SisPAE, os resultados são classificados em Níveis de Proficiência :
* Abaixo do Básico
* Básico
* Adequado
* Avançado
Esses níveis exigem valores diferentes de acordo com ano escolar do aluno e, a disciplina avaliada (Português ou Matemática). 

Segundo esses critérios, as duas escolas de Novo Repartimento que apresentaram os melhores resultados por meio de seus alunos das turmas de 8º Ano em 2018 foram:
1ª) Escola


PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)