No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

domingo, 1 de janeiro de 2017

O FIM DE UMA ÉPOCA / 2011-2016

Em março de 2011, uma nova gestão assumia a prefeitura de Novo Repartimento - PA; por conseguinte, uma nova equipe assumiu o comando da Secretaria Municipal de Educação, e com ela, uma nova proposta de trabalho na educação desse Município foi apresentada, as Coordenações por área (Geografia, História, Matemática, Educação Física, Filosofia e Sociologia, Eja, Ciências, Português, Artes e Religião).

Essa equipe trabalhou arduamente para implantar um trabalho pedagógico diferenciado, nunca antes experimentado nos 18 anos anteriores desse Município.

Falando especificamente onde atuei, a Coordenação de Matemática, juntamente com a equipe de professores, conseguimos implementar várias propostas.

Os mais críticos podem perguntar:
Vocês conseguiram melhorar a Educação desse Município?

Para responder a essa singela pergunta, é preciso antes de mais nada, saber
um pouco mais como o trabalho vinha sendo realizado até 2010 e comparar.

1.Atualmente, desde 2011 os professores tem um projeto que baliza suas ações, no sentido de motivar, valorizar, premiar e homenagear, escolas, alunos(as) e professores(as); o Projeto Professor(a) Destaque, que investiu mais de R$ 70.000,00 na equipe de matemática, nos últimos seis anos.
Antes, na história deste Município, nunca existiu algo semelhante.

2.Atualmente, além do Planejamento Anual coordenado por um profissional formado na área, são realizados ainda, os Planejamentos Mensais, para discutir com a equipe a execução das propostas, a troca de experiências entre os docentes e, a apresentação de novas ações.
Antes, era feito um único planejamento no início do ano. O planejamento de conteúdo era entregue ao professor e ele se virava, sem nenhum acompanhamento. 
Muitas vezes, por atrasos nas impressões, a relação de conteúdos não chegava às mãos dos professores.

3.Atualmente, os professores podem optar pelo Diário Digital de Classe -disponível, já no primeiro mês de aula - que facilita em mais de 70% o trabalho de preenchimento, feito pelo professor.
Antes, os professores usavam apenas o diário de papel. Na grande maioria das vezes, os diários chegavam muito atrasados às mãos dos professores; geralmente, já no final do 1º semestre.

4.Atualmente, professores e alunos podem contar com as LQD's (Listas de Questões Direcionadas) que balizam as questões que serão apresentadas em cada uma das provas bimestrais.
Antes, na história deste Município, nunca existiu algo semelhante.

5.Atualmente, 6 escolas de Ensino Fundamental 2 participam das propostas unificadas (planejamentos, LQD's, Provas, etc.), por essa razão, implementamos a Prova Unificada que permite comparar os resultados entre salas e escolas distintas.
Antes, cada professor trabalhava o conteúdo da forma que julgasse melhor e, elaborava cada um à sua maneira as provas que seriam aplicadas.
Alguns professores elaboravam provas mais complexas, outros provas bem mais simples e, existia ainda, os professores que não aplicavam mais as provas.
Antes dessa proposta unificada, quando um aluno mudava de sala ou de escola, tinha muitas dificuldades de adaptação, pois os conteúdos trabalhados pelo outro professor, normalmente eram diferentes.

6.Atualmente, foi estabelecido um dia de folga para cada disciplina
Nesse dia o professor não precisa cumprir horário na escola, deve usá-lo para corrigir ou preparar suas atividades e, descansar.
Antes, na história deste Município, nunca existiu algo semelhante.

7.Atualmente, 2015-2016, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) vem disponibilizado 80 resmas de sulfite por ano para imprimir as atividades complementares definidas pela equipe.
Antes, não existia algo semelhante. Os professores sempre encontraram muitas dificuldades para imprimir suas atividades diferenciadas.

8.Atualmente, 2011-2016, conseguimos realizar diversas propostas como: 
4 Maratonas de Matemática ; 5 Torneios de Matemática ; 6 Torneios de Xadrez ; 1723 horas/aulas extras realizadas ; 10 Minicursos / Obmep ; etc.
Antes, na história desse Município, nunca existiu algo semelhante.

9.Atualmente, nesse período, foram realizadas cinco Cerimônias de Premiação com a finalidade de estimular, valorizar, premiar e homenagear; alunos(as) e professores(as) que se destacaram no ensino/aprendizagem de matemática.
Antes, na história deste Município, nunca existiu algo semelhante.

10.Atualmente, nos últimos seis anos, 20 alunos foram premiados pela Obmep, sendo 19 com o Certificado de Menção Honrosa e, uma com a Medalha de bronze. 
Antes, apenas 5 alunos haviam sido premiados com o Certificado de Menção Honrosa. Dos quais, 3 eram alunos do Professor EdmarFS.

11.Atualmente, existe o blog: edmarfs.blogspot.com que, tornou público todas as ações e projetos que foram realizados nesse período.
Foram feitas mais de 1.000 postagens, mais de 5.000 questões de matemática elaboradas e, mais de 10.000 fotos disponibilizadas nas redes sociais.
Antes, na história deste Município, nunca existiu algo semelhante.

Por fim, devolvo a pergunta:
Você acha que conseguimos melhorar?

*Se você discorda, apresente-me os fatos, as fotos e os registros públicos que corroboram a sua opinião.

Todavia, acredito que, qualquer pessoa com o mínimo de honestidade intelectual será capaz de reconhecer os avanços alcançados por meio das relevantes propostas implementadas nesse período.

Prof. EdmarFS   |   edmarfs.blogspot.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)