A proposta consistia em:
* Aplicar a mesma prova nas 6 escolas acompanhadas pelas coordenações;
* A prova seria elaborada pelo coordenador da disciplina, com questões sugeridas pelos professores;
* A prova teria o mesmo valor 6,0pt; os 4,0pt restantes seriam atribuídos pelo professor, por meio de trabalhos de classe e extraclasse;
* Após a aplicação das provas seriam coletados dados para comparar o desempenho dos alunos de cada turma, escolas e professores. A partir dessas informações, deveriam ser definidas outras propostas de ação para melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem;
* Por meio dos resultados verificados ao longo do ano, identificar, homenagear e premiar os distintos. Meritocracia #01
- Professor(a) Destaque - Matemática / 2012 | Cerimônia de Premiação
- Escola Destaque / 2012
- Aluno(a) Destaque / 2012
Logo no início, já na apresentação da proposta para sua implementação e, durante todo o 1º semestre daquele ano, a proposta foi
criticada duramente, com argumentos pífios, por boa parte dos professores (aproximadamente metade) e, vários outros colegas educadores que estavam atuando fora da sala de aula.
criticada duramente, com argumentos pífios, por boa parte dos professores (aproximadamente metade) e, vários outros colegas educadores que estavam atuando fora da sala de aula.
Tantas foram as críticas, que se fez necessário redigir um documento contendo os 12 pontos positivos para implementação da Prova Unificada; instrumento que fora assinado por dois coordenadores de área e duas Diretoras de Ensino que acreditavam na proposta.
Hoje, após sete anos de sua aplicação, não só a proposta mostrou-se um instrumento relevante de verificação e comparação do ensino/aprendizagem como é possível apontar - no mínimo - mais 3 pontos positivos.
1. A qualidade das questões - elaboradas e/ou atualizadas pela equipe de professores - que passaram a compor a prova de fim de bimestre teve um ganho de qualidade incontestável.
2. Foi possível criar um Banco com mais de 5.000 questões de matemática elaboradas e/ou atualizadas pela equipe de professores de matemática. Todas estão disponíveis neste blog para serem baixadas gratuitamente por qualquer pessoa interessada.
3. Propiciar que as equipes de professores - especialmente da Escola Bandeirante e Escola Raimundo Rodrigues Santos - pudessem participar das propostas apresentadas pelas coordenações (integrar-se) e, tivessem suas qualidades reconhecidas e premiadas.1. A qualidade das questões - elaboradas e/ou atualizadas pela equipe de professores - que passaram a compor a prova de fim de bimestre teve um ganho de qualidade incontestável.
2. Foi possível criar um Banco com mais de 5.000 questões de matemática elaboradas e/ou atualizadas pela equipe de professores de matemática. Todas estão disponíveis neste blog para serem baixadas gratuitamente por qualquer pessoa interessada.
Para alguns, foi muito gratificante ter, pela primeira vez, reconhecida sua competência, e foi uma forma de elevar sua autoestima.
Marcia Braga de Souza, Glauciane Garcia Espíndola, Djanira Ferreira da Costa, Luzinete Gomes Alves, Francisca Maria Araújo Bastos e Herculano Vale Arrais. Equipe / 2012
“Não basta estar certo para vencer a batalha.
É preciso insistência, persistência e, muita paciência!”
Foi um trabalho interessante com o qual aprendemos muito. A semente foi plantada e regada com muita dedicação. Parabéns, professor Edimar, pelas contribuições e empenho para com a educação de nosso município.
ResponderExcluirBom trabalho professor
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