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domingo, 21 de abril de 2019

A NOSSA EDUCAÇÃO QUANDO DÁ UM PASSO PRA FRENTE, DÁ DOIS PRA TRÁS #4

PROVA UNIFICADA, SERÁ ESSE O SEU FIM DEFINITIVO?
*Imposição arbitrária e retrógrada.
*Decisão revogada em: 02/05/2019 

Após 28 bimestres, 7 anos  aplicando a Prova Unificada neste Município, a Secretaria de Educação decide simplesmente acabar com essa proposta que fora implementada em 2012. 
Que fique registrado, a maioria   dos professores da equipe de matemática foram contra essa decisão arbitrária.

O mais lamentável não é acabar com a proposta; é não apresentar nenhuma outra melhor. Voltamos ao que sempre foi, desde 1995 quando comecei a trabalhar neste Município, até 2012; quando foi implementada a Prova Unificada. 12 pontos positivos 
Pela imposição da Semed, por meio de suas coordenações de disciplinas, cada professor fica responsável por
elaborar sua prova. 
Sendo assim, pela minha experiência atrevo-me a declarar que teremos:
* Inúmeros tipos de provas sendo aplicadas aos alunos de um mesmo ano escolar, numa mesma escola (ou rede de ensino); que estudaram os mesmos conteúdos que foram definidos pela equipe no planejamento bimestral.
* A impossibilidade de comparar os níveis das questões apresentadas nas dezenas de modelos de provas.
* A impossibilidade de comparar resultados de aprendizagem entre turmas e escolas.
* A completa incerteza - por parte da Semed - se os professores realmente trabalharam os conteúdos definidos no planejamento do referido bimestre.

Nesses mais de vinte anos de docência vi de tudo. Desde bons profissionais que elaboram boas provas, até colegas cansados e desmotivados que deixaram de elaborar e aplicar suas provas; só para não ter o trabalho de corrigi-las.

Apesar de toda dedicação, da enorme vontade de acertar, inúmeras vezes, tive o desprazer de ouvir duras críticas infundadas de alguns "colegas" professores referente às propostas que estavam sendo apresentadas e implementadas naquele momento (2011-2016).
Todavia, esses mesmos "colegas" estão há 30 meses fazendo parte do desgoverno da atual gestão. Nesse ínterim, não é possível destacar uma única proposta inovadora na área da educação. Apenas um pouco menos do mesmo que fora feito, na época que tantas críticas proferiam.
Nessas horas nos damos conta de que: 
"Estamos sendo guiados por cegos em um quarto escuro, 
à procura de um gato preto, que nem está lá."

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