No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

domingo, 5 de maio de 2019

A NOSSA EDUCAÇÃO QUANDO DÁ UM PASSO PRA FRENTE, DÁ DOIS PRA TRÁS #5


A foto ao lado ilustra bem a nitidez e, a preocupação com a  qualidade das propostas apresentadas nesses 30 meses da atual gestão (desde 2017).
Nenhuma proposta foi apresentada até o momento, com o objetivo de incentivar, valorizar e homenagear a equipe de professores e, consequentemente alcançar melhores resultados no ensino/aprendizagem.

No dia 02/05, das 18h às 18h35, na Escola José Cícero da Silva, realizou-se a reunião bimestral com a equipe de matemática da área urbana deste Município.
Estiveram presentes apenas 10 professores (34,5%) dos 29 que fazem parte da equipe.

Leia e analise as três situações a seguir:

I. Pela 4ª vez, desde 2017, o coordenador atual coloca em pauta para ser debatida, a continuidade ou não da Prova Unificada - 12 pontos positivos - que ele claramente sempre foi contrário. 
Mas uma vez, reafirmando o que já fora decidido em
outras três oportunidades, a maioria foi favorável a continuidade. Alguns professores, como o Sr. Wanderson Gomes destacou que no início da implementação em 2012 foi frontalmente contrário mas que hoje consegue perceber suas inúmeras vantagens.

Confira as outras vezes que este assunto foi levantado pelo coordenador:
* Em 02/05, foi atendida a solicitação da grande maioria dos professores presentes (77,8%) e, decidiu-se voltar atrás na decisão arbitrária e manter a Prova Unificada. Ufa!!! 
* No dia 06/04/2019, em uma reunião realizada na Escola Vale do Sol, das 8h às 8h47, o coordenador reafirmou a decisão arbitrária e retrógrada da Semed - contra a vontade da maioria dos professores presentes - de que a prova não seria unificada naquele 1º bimestre.
* No dia 07/02/2019, primeira reunião do ano, o coordenador informou a todos que naquele 1º bimestre a prova não seria mais Unificada. Sendo assim, cada professor ficaria responsável por elaborar sua própria prova. A argumentação contrária da maioria dos professores presentes, foi simplesmente ignorada.
23/02/2017 ; na primeira reunião daquele ano, a primeira proposta apresentada pelo coordenador foi discutir a continuidade ou não da Prova Unificada. Após a manifestação favorável da maioria dos presentes, aconteceu uma votação em que 75% votou pela sua continuidade.


II. Após a definição dos conteúdos a serem trabalhados nos anos: 6º, 7º, 8º e 9º,  o coordenador deu por encerrada a reunião. Questionado sobre os conteúdos que os professores de matemática deveriam trabalhar nas turmas de *EJA, 3ª e 4ª Etapa, ele disse que deveria ser discutido com a coordenadora da EJA.
No entanto, desde a criação das coordenações em 2011, quem define os conteúdos a serem trabalhados é o coordenador da disciplina juntamente com a equipe. 

III. O resultado do SisPae / 2018 foi divulgado neste mês de maio e, a Semed não fez nenhuma menção ao fato. Ignorando os resultados de uma prova de verificação de conhecimento aplicada em toda a rede estadual. 

Nessas horas nos damos conta de que, 
"Estamos sendo guiados por cegos em um quarto escuro, 
à procura de um gato preto, que nem está lá."
*EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)