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quarta-feira, 25 de abril de 2018

A DIFÍCIL ARTE DE AVALIAR #1

Não é nada fácil definir as questões que irão compor a prova de final de bimestre.
Serão essas questões - que tem maior peso na nota final - que irão valorar o conhecimento dos alunos(as) em relação aos conteúdos trabalhados e, deixar claro por meio de percentuais e/ou gráficos, quão produtiva foi a relação ensino/aprendizagem.


"A aprendizagem dos nossos alunos(as),
reflete a qualidade do nosso trabalho."
Tomando como exemplo 3 questões da Prova Unificada do 9º Ano (1º bim./2018), é possível perceber essa complexidade.
* A solução detalhada da questão 01 está no fim desta página.


Em minha modesta opinião - professor de matemática com mais de vinte anos de experiência - a questão 6 pode ser classificada como
grau médio de complexidade; a questão 8 pode ser definida como fácil.
Todavia, a questão 1 é difícil (tem um alto grau de complexidade; exige que o aluno conheça e saiba utilizar vários outros conteúdos matemáticos).
A maioria dos meus alunos(as) não foi capaz de resolver corretamente nem as questões 6 e 8 ("mais fáceis"). Logo, é possível afirmar que nenhum, absolutamente nenhum, foi capaz mostrar o cálculo desenvolvido para encontrar a resposta correta da questão 1 ("muito difícil").
Quando colocada em uma prova de 10 questões, é como tirar 10% da nota de todos os alunos(as).

Até o ano de 2011 - quando foram implantadas as coordenações por disciplinas - cada professor elaborava a sua prova.
Naquela época os alunos(as) estavam à mercê unicamente das ideias do seu professor.
Por essa razão - entre várias outras propostas - foi instituída em 2012 a Prova Unificada.
Como toda mudança em nosso sistema de ensino, essa não foi bem recebida por alguns colegas de trabalho (professores, supervisores, orientadores, diretores, etc.). Alguns desses, se empenharam ao máximo para acabar com a proposta inovadora.
Os coordenadores à época, precisaram defender a proposta em várias reuniões e, até fizeram um Ofício à Secretária de Educação - Protoc. 1472; 18/06/2012 - para apresentar os 12 pontos positivos para manter a Prova Unificada.

Atualmente a Prova Unificada está consolidada em nosso trabalho docente.
As provas que são elaboradas atualmente são infinitamente melhores, contextualizadas, equilibradas e coerentes. 
Elas são elaboradas pelo Coordenador de Matemática, com a colaboração e a participação de todos os professores da equipe.

É impreterível acrisolar!

* Solução da questão 01.
*Para baixar as provas de matemática aplicadas no 1º bimestre, Menu: ACERVO | Banco 

2 comentários:

  1. Radiciação e potenciação, aquela muito mais que esta, são os dois assuntos da matemática de ensino fundamental que eu mais DETESTO, por quê? Porque , por mais que você memorize as propriedades, nada garante que você conseguirá visualizar ou formular a estratégia lógica correta para a aplicação dessas propriedades. Na questão 01, eu não consegui chegar à resposta porque a raiz quadrada de 3 é um número irracional, eu não sei como subtrair subtrair o valor de um número irracional DO valor de um número inteiro, no caso, 3 menos nº irracional, portanto já danço por não saber o valor do numerador; o mesmo se repete no denominador, eu não sei somar um número inteiro, -1, a um número irracional, novamente a raiz quadrada de 3, danço novamente no denominador, conclusão: não tem como eu dividir esse trem.
    ______________

    Na questão 06, sabemos que 1,4 ao quadrado = 1,96, que é bem próximo de 2, por isso ele permitiu, portanto eu diria que a resposta é aproximadamente 7 metros. Certo?
    _______________
    Na questão 08 eu consegui responder, eu acho, em A temos 2 . 8 = 16, raiz quadrada de 16 = 4. Em B temos a multiplicação de duas raízes com o mesmo índice, transformo em raiz cúbica de 3.9, que é igual à raiz cúbica de 27, que é igual a 3, pois 3 ao cubo é 27. Certo?

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