Em tempos de redes sociais, é cada vez maior o número de pessoas que se ofendem por qualquer coisa, e que, ofendem com qualquer coisa.
É preciso que cada um exercite um pouco mais o bom senso, a paciência e a tolerância.
O bom senso é imprescindível no momento de postar e/ou comentar determinados assuntos. Cada pessoa deve se comportar nas redes sociais, da mesma forma que agiria ou reagiria pessoalmente (cara a cara).
Muitos, julgando-se protegidos pelo anonimato fazem
críticas pesadas e ofensas impublicáveis em suas páginas e/ou pior, boa parte das vezes, essas ofensas são feitas diretamente na página de terceiros.
*Reflita comigo (como diria o saudoso Marcelo Rezende), alguém cria uma página na internet para se mostrar, para expressar ali sua opinião sobre os mais diversos assuntos, na maioria das vezes usando o bom senso e sem ofender ninguém.
Entretanto, porém, todavia, muitos leitores ao discordarem do que foi escrito começam a ofender a inteligência do autor, a sua honra, os seus familiares, etc.
A paciência é essencial em vários momentos da vida, principalmente quando se está sob pressão.
Ao ler um comentário que não gostamos, o sangue ferve, nosso primeiro instinto é retrucar e, de cabeça quente poderemos vituperar de forma tão ou mais intensa. Quem leu e não gostou, pode simplesmente:
* ignorar;
* bloquear;
* deixar de seguir;
* contar até dez e continuar na internet vendo algo mais aprazível, etc.
Mesmo quando se lê alguma crítica, algum comentário que desagrada, que não faz justiça à sua pessoa, deves exercitar a tolerância e não responder no mesmo nível ou, "olho por olho, dente por dente, terminaremos todos cegos e banguelas".
Se depois de tudo isso não perderes a cabeça, conseguires ser tolerante e não ofenderes a quem vos tem ofendido, poderás até manter seu nível de civilidade e ao se encontrar com tais pessoas, poderão se sentar e tomar um "cafezim".
Prof. Edmar Fernandes | edmarfs.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário