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domingo, 23 de dezembro de 2018

MERITOCRACIA #01

Há mais de vinte anos trabalhando na educação deste Município, tenho visto todos os professores serem tratados de forma imparcial. Isso pode parecer bom e justo, mas não é. Lamentavelmente, todos são tratados de forma displicente.
É impreterível tratar de forma diferente, os diferenciados.

Os professores que se dedicam mais, que apresentam resultados melhores por meio de seus alunos - na prova Brasil, Sispae, ORM e outras provas externas - são tratados sem nenhum reconhecimento, homenagem e/ou recompensa pecuniária.
Dessa forma, ao invés dos mais acomodados terem como referência OS MAIS DEDICADOS e, tentarem elevar a qualidade do seu trabalho, acontece o oposto.
Os professores mais dedicados ao perceberem que não são reconhecidos, nem valorizados e, são tratados com indiferença; decidem fazer um trabalho medíocre como a grande maioria.
Outro dia aconteceu a Cerimônia de Premiação da
II ORM. 
Na proposta de premiação apresentada, os 03 Melhores alunos de cada nível receberam um tablet e, apenas 02 professores de cada nível foram premiados com um tablet.

Comentários de alguns professores sobre a premiação dos alunos
1. "Quem tem que ganhar premiação são os alunos. Nós só fazemos nossa obrigação. Já ganhamos nossa remuneração pecuniária para ensinar essa garotada."
2. "Se é questão de obrigação, acho que também é obrigação do aluno estudar."
3. "Não era pra ter premiação de professores. Só aqui que eu vejo isso. O povo reclama à toa."
4. "É triste ver colegas pensando dessa forma."
5. "Um profissional com um algo a mais, com certeza irá se dedicar um pouco mais. Isso se torna algo atrativo nessa competição; tanto entre os alunos, quanto entre os docentes."
6. "Esperam a valorização do governo, mas a própria classe quando tem a oportunidade desvaloriza o professor."
Considerações Finais
1. Um aluno que fez apenas duas provas [1ª fase (10 questões) e 2ª fase (6 questões)] merece receber um tablet (R$ 400,00 aproximadamente)?
* Para se ter uma referência, a OBMEP, competição nacional que recebe milhões, premia apenas com certificados e medalhas.
2. Será que apenas as homenagens e os prêmios mais simples como certificados, medalhas, troféus e/ou camisetas não seriam suficientes?
3. Um professor que se dedicou o ano inteiro, fez atividades extras com seus alunos para corrigir o déficit de aprendizagem, trabalhou recuperação continuada, que elaborou trabalhos complementares em seu horário de folga e finais de semana, que continuará na escola o ano seguinte fazendo um trabalho de excelência não merece a premiação melhor como forma de reconhecimento e motivação?

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