No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

quarta-feira, 9 de maio de 2018

QUANTO VALE UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE?

Quanto vale uma Atividade Extraclasse realizada - espontaneamente - por um(a) professor(a)?

No período 2011-2016, com a implementação das coordenações por disciplina neste Município, as Atividades Extraclasse de Matemática foram sugeridas, acompanhadas, incentivadas, mensuradas, remuneradas e homenageadas pelo coordenador da disciplina.
Outro dia, em uma conversa formal com algumas "colegas", ao ser advertido de algumas coisas - que considero irrelevante - disse em minha defesa, que durante o 1º bimestre já havia realizado 7 *AE, totalizando 28 horas/aulas.
*Para saber mais sobre tais atividades, click aqui 
Fui abruptamente redarguido por uma "colega impoluta": 
- Mas você recebeu por tais horas!
Em primeiro lugar, na referida data, ainda não havia
recebido nada. Não por culpa de alguém, apenas trâmites.Todavia, mesmo que tivesse recebido até aquela data - atualmente já foi tudo quitado - o valor pecuniário (R$ 10,65 por h/a) é apenas uma mera questão de remunerar o profissional pelo trabalho que fora realizado.
O que uma pessoa ignóbil não percebe é que, para realizar uma *AE com duração mínima de 02 horas/aulas (40 minutos cada) é necessário:
* Planejar em casa, em meu tempo livre.
- Quanto tempo despendido?

* Pesquisar e baixar vídeos - usando meu equipamento de informática e a internet que pago com meus parcos recursos - que serão apresentados aos alunos.
- Quanto tempo despendido?

* Imprimir as atividades - em meu equipamento de informática - que serão distribuídas gratuitamente aos alunos(as).
- Quanto tempo despendido?

* No dia da atividade - que eu não precisaria ir à escola - começo a me arrumar com 1h de antecedência; vou para o trabalho em meu carro; chego à escola com pelos menos 20 min. de antecedência para montar o meu equipamento de informática (notebook, projetor e caixa de som). 
Ao final do tempo exato de trabalho com os alunos(as), tenho que desmontar tudo.
- Quanto tempo despendido?

* Toda atividade extraclasse é registrada por meio de frequência e fotos que são publicadas neste blog. Até esta data, já foram 50 postagens que, de algum modo estão relacionadas ao meu trabalho docente.
- Quanto tempo despendido?

Respondendo à questão inicial que serviu de inspiração para este texto.
O valor que recebi por cada hora/aula foi de R$ 10,65; após 14% de desconto sobre o valor bruto.
Qual é o objetivo principal de um professor que se propõe a reunir-se com seus alunos(as) - em contraturno ou aos sábados - para reforçar conceitos e praticar atividades?
Ajudar seus alunos(as) a entender melhor os conteúdos e corrigir seu déficit de aprendizagem ou, os R$ 10,65? 

"Enquanto o poder público não tratar de forma diferente, os diferenciados.
Não criar uma proposta de meritocracia para que as pessoas mais preparadas, mais dedicadas e, que apresentem resultados melhores sejam reconhecidas, respeitadas,
homenageadas, melhor remuneradas e, valorizadas.
Continuaremos estagnados!"
(Prof. EdmarFS)


A questão que motivou-me a escrever este texto é perceber que para algumas pessoas não importa o quanto você faça; ela - pela sua natureza vil - não só é incapaz de lhe fazer um simples elogio como incentivo; mas, ao primeiro deslize seu - na opinião dela - virá até você cheia de impropérios.
*AE - Atividades Extraclasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)