No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

ALUNO(A) DESTAQUE - Matemática / 2020

Esta é minha singela homenagem à aluna Amanda Oliveira Alcântara, do 9º ano C, da Escola Ângelo Lima de Amorim. Ela foi dedicada, comprometida, participativa e, foi a única que baixou diretamente do blog todos os TVA's (Trabalhos de Verificação de Aprendizagem), respondeu e devolveu por e-mail.
Esse ano fui lotado em cinco turmas, que somadas tinham 129 alunos, desses, apenas uma (0,77%) - a referida aluna - apresentou grande interesse e conhecimento muito acima da média em matemática.

Devido à pandemia fomos orientados a elaborar atividades que foram disponibilizadas aos alunos - toda quinzena - para serem feitas em casa.
Além das atividades impressas e distribuídas na escola, os alunos poderiam baixar as atividades de matemática diretamente do blog, menu: Amol | SAI e enviar as respostas por e-mail. Além disso, foi disponibilizada uma lista de vídeos selecionados para que pudessem assistir as explicações dos conteúdos.
Foi grande o desinteresse da maioria dos alunos e, o descaso dos pais.
A cada ano, mais e mais cobranças são feitas somente aos professores - reuniões, planejamentos, elaboração de provas, diários, planilhas de controle de desempenho - e, nenhuma exigência, nenhuma contrapartida é exigida dos alunos e seus pais.

Desde 1995 trabalho como professor de matemática neste Município e, nesse período é cada vez mais perceptivo o desinteresse dos alunos e pais pelo ensino apresentado em nossas escolas públicas. Por conseguinte, a qualidade do ensino está estagnada há mais de uma década, como mostra os índices do Ideb.

Por outro lado, o professor que apresenta formalmente à secretaria uma proposta é tratado com indiferença. Resiliência #1 ; Resiliência #2
Pelo 3º ano consecutivo o Projeto Acrisolar / 2020 foi apresentado à Semed (Secretaria Municipal de Educação) no dia 02/03/2020; Ofício nº. 002; Proc. Nº. 77992. Aqui ; Projeto ;
*NÃO obtive nenhuma resposta!

"Na arte de educar, 
o esforço de quem deseja aprender deve ser igual ou maior, 
que esforço daquele que se propõe Ensinar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)