7 erros
do professor em sala de aula
Confira
como evitar atividades sem foco ou morosas, que roubam um precioso tempo da
aprendizagem.
1.
Utilizar o tempo de aula para corrigir provas
O problema: Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou propor que os alunos confiram as avaliações.
A solução: Nesse caso, o antídoto é evitar a ação. Corrigir provas é tarefa do educador, para que ele possa aferir os pontos em que cada um precisa avançar. E o momento certo para isso é na hora-atividade.
O problema: Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou propor que os alunos confiram as avaliações.
A solução: Nesse caso, o antídoto é evitar a ação. Corrigir provas é tarefa do educador, para que ele possa aferir os pontos em que cada um precisa avançar. E o momento certo para isso é na hora-atividade.
2. Exigir
que todos falem na socialização
O problema: Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
A solução: O ideal é fazer perguntas como "Alguém tem opinião diferente?" e "E você? Quer acrescentar algo?". Assim, as falas não coincidem e os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
O problema: Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
A solução: O ideal é fazer perguntas como "Alguém tem opinião diferente?" e "E você? Quer acrescentar algo?". Assim, as falas não coincidem e os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
3. Não
desafiar alunos adiantados
O problema: Crianças que terminam suas tarefas ficam ociosas ao esperar que os demais acabem. Além de perder uma chance de aprender, atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando.
A solução: Ter uma segunda atividade relacionada ao tema da primeira para contemplar os mais rápidos.
O problema: Crianças que terminam suas tarefas ficam ociosas ao esperar que os demais acabem. Além de perder uma chance de aprender, atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando.
A solução: Ter uma segunda atividade relacionada ao tema da primeira para contemplar os mais rápidos.
4.
Colocar a turma para organizar a sala
O problema: A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo e rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades em si.
A solução: Analisar se a mudança na disposição do mobiliário influi, de fato, no aprendizado. Em caso positivo, vale programar arrumações prévias à aula.
5. Falar de atualidades e esquecer o currículo
O problema: A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo e rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades em si.
A solução: Analisar se a mudança na disposição do mobiliário influi, de fato, no aprendizado. Em caso positivo, vale programar arrumações prévias à aula.
5. Falar de atualidades e esquecer o currículo
O
problema: Abordar o assunto mais quente do momento por várias
aulas, o que pode sacrificar o tempo dedicado ao conteúdo.
A solução: Dosar o espaço das atualidades e contextualizar o tema. Em Geografia, por exemplo, pode-se falar de deslizamentos de terra relacionando-os aos tópicos de geologia.
A solução: Dosar o espaço das atualidades e contextualizar o tema. Em Geografia, por exemplo, pode-se falar de deslizamentos de terra relacionando-os aos tópicos de geologia.
6.
Realizar atividades manuais sem conteúdo
O
problema: Pedir que os alunos façam atividades como
lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
A solução: Só propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares - nas aulas de Artes, por exemplo, para estudar a colagem como um procedimento artístico.
A solução: Só propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares - nas aulas de Artes, por exemplo, para estudar a colagem como um procedimento artístico.
7. Propor
pesquisas genéricas
O problema: Pedir trabalhos individuais sobre um tema sem nenhum tipo de subdivisão. Como resultado, surgem produções iguais e, muitas vezes, superficiais.
A solução: Dividir o tema em outros menores e com indicações claras do que pesquisar. Isso proporciona investigações mais profundas e dinamiza a socialização.
O problema: Pedir trabalhos individuais sobre um tema sem nenhum tipo de subdivisão. Como resultado, surgem produções iguais e, muitas vezes, superficiais.
A solução: Dividir o tema em outros menores e com indicações claras do que pesquisar. Isso proporciona investigações mais profundas e dinamiza a socialização.
Resta
lembrar que nem tudo o que foge ao planejamento é perda de tempo.
Questionamentos, por exemplo, são indícios de interesse no assunto ou de que um
ponto precisa ser esclarecido.
BIBLIOGRAFIA
Competências e Habilidades: Da Proposta à Prática, Carlos Henrique Carrilho Cruz,
64 pág., Ed. Loyola,
tel. (11) 3385-8500. Publicado em NOVA ESCOLAEdição 242, Maio 2011.
tel. (11) 3385-8500. Publicado em NOVA ESCOLAEdição 242, Maio 2011.
Fonte: Revista Nova Escola
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