No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CARTA AO MEU PAI

Gercino Fernandes de Souza e Poliane

Hoje acordei tomado pela lembrança de meu pai,
como já aconteceu milhares de outras vezes,
mas sem que escrevesse sobre isso.
Tanto mais difícil.
É uma carta, que creio de alguma forma vai chegar ao destinatário,
levada pela esperança de poder assim tapar alguns buracos,
corrigir algumas falhas,
dizer algumas coisas que não foram ditas.
Na verdade muito ficou por dizer.
Mas nós dois convivemos o bastante para
entendermos razoavelmente um ao outro.
Por vezes o silêncio foi eloquente:
tanto para sufocar a dor, engolir o choro e aceitar teu olhar severo...
Como para confiar, esfriar os ânimos, aquietar.
Calado, como querias; consenti, sem querer.

(...)
Bem mais tarde, há pouco tempo,
vim a descobrir que em grande parte das vezes tinhas razão, pai.
Porque agora sou eu a me enraivecer com
as coisinhas de adolescente que assisto,
pequenas teimosias e atitudes inconsequentes que presencio.
Hoje sei que isso não tem nada a ver com liberdade.
É só chantagem, ou como dizias, má-criação.

Hoje consigo ver além do que podem meus olhos, pai,
porque enxergo com a sabedoria de quem viveu ao teu lado.
Não sou como tu, absolutamente.
Mas não seria metade do que sou,
se não fosse por tua causa.

6 comentários:

  1. QUANTA SAUDADE DO MEU PAI !!!
    No dia 20 de setembro deste ano (2012), meu pai, Gercino Fernandes de Souza, se vivo estivesse completaria 75 anos. Ele morreu há 19 anos e ainda sinto sua falta e carrego comigo seus ensinamentos mais relevantes.
    È interessante como após tantos anos ainda me emociono ao lembrar...
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Ruy Barbosa)

    ResponderExcluir
  2. No último dia 12/07/2010, completou 17 anos da morte de meu pai (ele morreu com 56 anos; e nesse ano, completaria 73 anos de vida). Ainda hoje sinto sua falta e lembro-me de seus ensinamentos. "Eu daria tudo que tivesse pra voltar aos tempos de criança, eu não sei por que a gente cresce, se não sai da mente esta lembrança..."

    ResponderExcluir
  3. ESTRADA DA VIDA
    Nessa longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar. na esperança de ser campeão alcançando o primeiro lugar.
    Mas o tempo cercou minha estrada e o cansaço me dominou, minhas vistas se escureceram e o FINAL DA CORRIDA CHEGOU!!!

    ResponderExcluir
  4. PAI
    Eu tenho tanto pra te falar... mas, com palavras não sei dizer. COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ.
    Nem mesmo céu, nem as estrelas. Nem mesmo o mar e o infinito, não é maior que o meu amor nem mais bonito.
    Me desespero a procurar alguma forma de lhe falar...

    ResponderExcluir
  5. Me Orgulho do PAI que Tive
    Às vezes me pego pensando em meu pai, do quanto ele se doou para educar os filhos. Muitas vezes abriu mão de sua vida pessoal, social para dar a seus filhos o carinho que a mãe lhes negou. Nunca senti falta de mãe, apenas não conpreendia como meus colegas tinham duas pessoas para dividir as dificuldades de criar dois filhos e meu pai (HERÓI) conseguia com dignidade cumprir muito bem esse papel.
    Seu Filho nunca te esqueceu Dadá, descanse em PAZ.
    A Vida Continua.........................................................Não sei até Quando!!!

    ResponderExcluir
  6. Pai
    Pode crer eu vou bem eu tô indo
    Tô tentando vivendo e pedindo
    Com loucura pra você renascer

    Pai
    Eu cresci e não houve outro jeito
    Quero só recostar no teu peito
    E pedir pra você ir lá em casa
    E brincar com vovô com meu filho
    No tapete da sala de estar

    Pai
    Você foi meu herói, meu bandido
    Hoje é mais muito mais que um amigo
    Nem você, nem ninguém tá sozinho
    Você faz parte desse caminho
    Que hoje eu sigo em paz...
    Paz
    (Fábio Jr.)

    ResponderExcluir



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)