Veja o Ideb/2011 das Escolas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais).
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e, o objetivo é que o país, a partir de 2005 tenha um índice de referência, para acompanhar o desempenho das escolas ao longo dos anos e que, alcance as metas municipais e estaduais; nota 6, em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: - rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e,
- médias de desempenho na Prova Brasil.
A expectativa para os últimos anos do ensino fundamental, referentes ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, é de que o índice chegue a 5,2 pontos daqui a nove anos.
Fonte: inep
Nenhum comentário:
Postar um comentário