Em sua grande maioria encerrados em seus escritórios sem muito contato com a realidade escolar, sem muito interesse pelas ações, pelas atividades pedagógicas realizadas na escola e, principalmente, alheios às
dificuldades enfrentadas pelos professores(as) em sala de aula.
Exemplos:
1. Diretores que demoram meses para realizar uma reunião;
2. Diretores que não realizam reunião periódica para discutir propostas;
3. Diretores que não participam das reuniões pedagógicas - realizadas pela Semed - com os professores; para discutir propostas e melhorias no processo ensino/aprendizagem;
4. Diretores que dão mais valor ao funcionário bajulador, que ao funcionário dedicado;
5. Diretores que não sabem o que é Ideb. Se sabem - é mais grave ainda - não fazem nada para melhorar os índices da instituição em que trabalha;
6. Diretores que não param na escola, pois não trabalham com dedicação exclusiva. Além de diretor, trabalha como professor na rede privada ou estadual de ensino.
7. Diretores insatisfeitos com o salário (pelo que pagam, estou fazendo o possível).
8. Diretor que ao fim de um semestre não visitou todas as salas de aulas de sua escola. Dessa forma, os alunos não o conhecem, não sabem o seu nome; etc.
9. Diretores que não fazem nada para diminuir a evasão;
10. Diretores que não fazem nada para coibir os casos de indisciplina, de agressões - verbais ou físicas - entre alunos e, em relação ao professores;
Sempre tive a impressão que "diretor não faz nada" - não apresenta propostas, não discute com a equipe as propostas apresentadas pela Semed, não determina metas pedagógicas a serem atingidas, etc - resume-se a fiscalizar a pontualidade e assiduidade dos membros de sua equipe.
leia também:diretor-gestor-gerente-administrador , guia do gestor em 10 lições ;
Entretanto, no período 2011-2016, tive a honra de conhecer e acompanhar o trabalho distinto realizado por dois gestores de vanguarda - os melhores gestores com os quais tive a honra de trabalhar - capazes de mostrar-me que a dedicação de um gestor é fundamental para fazer a diferença nos resultados alcançados.
MARLI BRAGA DA SILVA, gestora na Escola Bandeirante, Distrito Maracajá.
Confiram a seguir, uma pequenina amostra das ações que a fizeram - por meio do seu trabalho - distinguir-se dos demais.
*Convenção - 2º encontro , 1º encontro ;
*Minicursos, click aqui
*Obmep (um aluno(a) citado(a) - 2016, 2015;
*Ideb - de 2,8 para 3,8
*Planejamento e almoço, 2016, 2015;
*Projeto Gênio da Matemática, click aqui
*Escola Destaque (2016, 2015, 2014, 2013)
*para ouvir a entrevista concedida pela referida gestora em 18/04/2015, click aqui
RAIMUNDO SALES CHAVES, gestor na Escola Raimundo Rodrigues Santos, Distrito Maracajá.
Confiram a seguir, uma pequenina amostra das ações que o fizeram - por meio do seu trabalho - distinguir-se dos demais.
*Convenção - 2º encontro , 1º encontro ;
*Minicursos, click aqui
*Obmep (um aluno(a) citado(a) - 2015, 2012;
*Ideb - de 2,1 para 3,2
*Projeto Exercitando Matemática, click aqui
*Horta e propostas pedagógicas, click aqui
*Jantar de Confraternização / 2016
*3 salas construídas com recursos criativos, click aqui
*O Melhor Administrador de Escola / 2011-2016
*Escola Destaque (2015, 2013)
"Em resumo, não há receita de bolo. Não há fórmula mágica.
Para alcançar resultados cada vez mais relevantes em nossas escolas
é preciso acima de tudo,
que cada uma das pessoas envolvidas no processo ensino/aprendizagem
esteja comprometida em fazer o seu melhor, em fazer cada dia mais...
É necessário muita inspiração na busca por novas ideias, novos caminhos...
mas é ainda mais necessário, muita transpiração! "
(Prof. Edmar Fernandes)
Prof. EdmarFS | edmarfs.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário