De forma simplificada, a proposta da sala de aula invertida é similar a um aluno que, primeiramente lê um livro escolar em casa e, só depois, vai para a escola tirar suas dúvidas com o professor.
Em outras palavras, onde a lição de casa é feita em sala e, a aula assiste-se em casa.
Enquanto na Sala de Aula Tradicional o professor é responsável por apresentar o conteúdo para os alunos, no método SAI (Sala de Aula Invertida) o professor torna-se o mediador e, a tecnologia, é o suporte para que os estudantes acessem conteúdos e informações antes da aula.
O tempo em sala, então, é otimizado e dedicado às discussões das dúvidas, pontos-chave e dinâmicas em grupos.
O tempo em sala, então, é otimizado e dedicado às discussões das dúvidas, pontos-chave e dinâmicas em grupos.
Nessa proposta de ensino, há uma necessária mudança dos perfis do professor e, do aluno.
* O professor, em vez de expor longas explicações, como se fosse um apresentador de conteúdos, passa a ser um orientador de estudos.
* O aluno, deverá estudar antes, o conteúdo em
casa e, só depois, na aula, tirar suas dúvidas com os colegas e o professor e fazer os exercícios em grupos.
casa e, só depois, na aula, tirar suas dúvidas com os colegas e o professor e fazer os exercícios em grupos.
Um dos argumentos usados a favor dessa proposta é que, cada vez mais as pessoas são autodidatas, graças ao mar de informações de que dispõem com a internet.
Aprender inúmeras funcionalidades de um smartphone de forma intuitiva, sem manual de instrução é um dos inúmeros exemplos que podemos citar.
ROTEIRO
*Em casa
2. O aluno poderá baixar o conteúdo em pdf;
3. O aluno será orientado a assistir a um determinado vídeo no youtube explicando o conteúdo;
4. Uma lista de questões em pdf poderá ser disponibilizada ao aluno;
5. Uma listas de questões elaboradas no formulário do google poderá ser disponibilizada pelo professor por meio de blog, sites ou redes sociais, etc.
Essas listas podem ser acessadas facilmente e respondidas em qualquer lugar onde o aluno estiver;
6. Pesquisas - o aluno será livre para fazer pesquisas complementares sobre o assunto que estará sendo estudado;
*Em sala de aula
6. Serão formados grupos de discussão e resolução das atividades mais complexas;
7. O professor estará à disposição de todos para tirar as dúvidas e orientar os estudos;
10 VANTAGENS DO MÉTODO SAI
1. Quando o aluno se encontra com o professor, ele já estudou o conteúdo e pode usar melhor o tempo em sala de aula para debater, tirar suas dúvidas e resolver os exercícios;
2. Tempo para passar o conteúdo;
3. As aulas serão muito mais dinâmicas do que as aulas tradicionais;
4. A formatação da sala; os alunos poderão se agrupar da forma que se sentirem melhor;
5. Aprendizado colaborativo;
6. Assincronicidade;
7. O uso efetivo das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensinar;
8. O aluno é o protagonista da sua aprendizagem;
9. A aula estará disponível para o aluno 24 horas por dia, em qualquer lugar;
10. Os pais e amigos poderão assistir a aula junto com aluno, ajudá-lo a compreender a matéria e, a resolver as atividades;
3 DESVANTAGENS
* Todos os estudantes devem ter os equipamentos apropriados - smartphone, tablet, notebook - para assistir às aulas em casa. Além disso é preciso ter uma internet confiável;
* A assiduidade poderá ser comprometida; o aluno que compreender a matéria poderá perder o interesse de frequentar as aulas;
* Comprometimento do aluno; será de responsabilidade exclusiva do aluno, dedicar verdadeiramente, uma parte do seu tempo livre para estudar o conteúdo;
* Comprometimento do aluno; será de responsabilidade exclusiva do aluno, dedicar verdadeiramente, uma parte do seu tempo livre para estudar o conteúdo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário