No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Próclise, Mesóclise e Ênclise

Os pronomes átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) podem assumir três posições diferentes numa oração: antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo. 
Essas três colocações chamam-se, respectivamente: próclise, mesóclise e ênclise.

1) A posição normal do pronome é

a ênclise
Exemplos:
- Diga-me apenas a verdade.
- Entregarei-te os documentos hoje.
- Importava-se com o sucesso do projeto.
- Espero contar-lhe isso hoje à noite.
- Fale com o seu irmão e avise-o do compromisso.
- Professor, ajude-me neste exercício!

Para que ocorra a próclise ou a mesóclise é necessário haver justificativas.

2) A tendência para a próclise na língua falada atualmente é predominante, mas iniciar frases com pronomes átonos não é lícito numa conversação formal. 
Por Exemplo:
*Linguagem Formal (ênclise) - Alcança-me a caneta.
*Linguagem Informal - Me alcança a caneta.
Exemplos
- Não te entregarei os documentos hoje.
- Nunca se esqueça de mim.
- Não me fale sobre este assunto.
- Tudo me incomoda nesse lugar.
- Quem te convidou para sair?
- Ela não quis a blusa, embora lhe servisse.
- Só se lembram de estudar na véspera das provas.
- Foi aquele colega quem me ensinou a matéria.

3) E
mprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise. O pronome fica intercalado ao verbo.
Exemplos:
- Convidar-me-iam para a festa.
- Entregar-te-ei os documentos hoje.
- Falar-lhe-ei a teu respeito; (Falarei + lhe).

Fonte: soportugues.com.br ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)