No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

NOSTALGIA EM ÁUDIO, VÍDEO E FOTO

Meu pai morreu no ano de 1993, lá se vão 24 anos.
Nascido em 1937, se vivo estivesse, estaria completando 80 anos.

Estou aqui pensando quanta coisa mudou nos últimos 24 anos.
Dentre as inúmeras mudanças em minha vida pessoal, dentre as tantas mudanças ocorridas em nosso país, etc. 
Quero dissertar sobre as mudanças ocorridas em relação a: como consumimos músicas, assistimos vídeos e/ou registramos nossos momentos por meio de fotos e vídeos.



Meu pai nunca viu um CD. 
Para ouvir suas músicas preferidas, que foram gravadas em um LP (Long Play), ele usava um toca discos.






Ainda naquela época - anos 90 - existiam as fitas K7, que podiam ser usadas no toca fitas dos carros.

*A maioria dos toca fitas tocavam as músicas de um lado de cada vez; quando terminava um lado, era necessário tirar a fita e virá-la;
*Algumas vezes para adiantar ou
atrasar a playlist, usávamos uma caneta bic para girar a fita durante vários minutos;
*Não raras, eram as vezes em que a fita era mascada pelo toca fitas e perdíamos geralmente as nossas músicas preferidas;
*A princípio não era possível copiar uma música; seja em fita k7 ou LP. 

Somente alguns anos depois apareceu o toca fitas de dois tapes (tape deck) que permitiam copiar as músicas de uma fita para outra.
No entanto, esse processo era bem demorado. Colocava-se uma fita no tipe 1 e, outra fita no tipe 2. O processo de cópia da fita acontecia enquanto cada música era reproduzida no tipe 1.

Depois dessas formas de consumir e gravar áudios, vieram os CD's, pouco tempo depois os cartões de memória e os pen drive's que usamos hoje.


VÍDEO CASSETE
Em 1995 comprei meu primeiro vídeo cassete.
Para assistir filmes, era preciso alugar em uma locadora.
Ter uma videoteca com vários filmes, era só pra quem tinha muito dinheiro.


Muitas vezes, as pessoas compravam fitas VHS novas, para gravar alguns dos seus programas de televisão favoritos ou, os filmes que gostava.

Depois vieram os DVD's que usamos atualmente.

Porém, todavia, entretanto, atualmente cada vez mais as pessoas estão consumindo vídeos on demand (sob demanda) através de sites de streaming (transmissão) como Netflix e YouTube.

FOTOGRAFIAS
Para registrar em fotos os nossos melhores momentos em família ou, aquele lugar maravilhoso que visitamos nas férias; além de ter uma câmera, precisávamos comprar o filme (12, 24 ou 36 poses).

Após fotografar era necessário levar o filme até uma loja onde acontecia a revelação das imagens que foram registradas no filme. 
Era comum que algumas fotos ficassem tremidas (má qualidade), embaçadas ou, simplesmente queimassem.

Como cada filme tinha uma quantidade limitada de imagens que podiam ser registradas e, cada foto revelada tinha um preço; na hora de bater uma foto eram tomados vários cuidados, toda preparação poderia levar de um a cinco minutos e, geralmente uma única foto era registrada daquele momento.


Somente no ano 2000 pude comprar uma câmera digital e aí comecei a tirar várias fotos de um mesmo momento, não era mais necessário pagar para revelar as fotos. 

Era só apertar o botão e registrar o momento; quantas vezes o usuário quisesse. Várias fotos de um mesmo momento, de um mesmo ângulo para que, posterior pudesse verificar quais ficaram melhores.
As fotos eram registradas em um cartão de memória e posteriormente transferidas para um computador.

Desde 2015 com a popularização do YouTube, é cada vez mais comum o uso de câmeras mais sofisticadas - que custam a partir de R$ 1500,00 - que além de fazer fotos de altíssima qualidade, também filmam em HD e/ou Full HD.

É cada vez maior a quantidade de canais - disponíveis no YouTube - de pessoas comuns, que tentam conseguir renda, fama e reconhecimento por meio da produção de vídeos sobre os mais diversos temas.

Fonte: aulete.com.br ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)