No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DOIS RETRATOS QUE RETRATAM A LAMENTÁVEL REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Eu passei a maior parte da minha vida trabalhando como professor, dedicando-me a fazer a diferença na vida dos alunos para os quais tive a oportunidade de lecionar.

Eu passei a observar - com imenso pesar - há algum tempo que, a educação dos nossos alunos está piorando a cada ano.
Tanto no que se refere ao conhecimento científico - que é ensinado na escola - como em relação aos princípios de educação - que devem ser ensinados pela família - que transformam uma criança em
um cidadão de bem.
* respeito (aos pais, aos mais velhos, aos professores, aos colegas, etc.);
* obediência;
* honestidade;
* honra;

* caráter;
* vergonha;
* ética; etc.
"A essência de um homem de verdade,
vem do pai pra formar um cidadão,
vem da mãe pra lhe dar educação,
e um menino vira homem caráter.
Macho véi, com muita sinceridade,
Eu lhe digo que aqui no meu sertão,
caráter e honestidade são coisas de criação,
tem família que sofre com sede e fome,
sem dinheiro, sem luxo e sem “sobrenome”,
12 filhos e nem um vira ladrão."
(Bráulio Bessa)

Eu passei a ver e ouvir, cada vez com maior frequência, relatos de alunos que não respeitam mais seus professores, seus pais, seus avós, seus colegas e, em casos extremos chegam a agredi-los.

Nos dias atuais é cada vez maior o número de casos de violência que ocorrem nas pequenas cidades, nos bairros, nas escolas, etc.

Eu passei os últimos 20 anos vendo propostas pedagógicas equivocadas sendo apresentadas e implementadas pelas redes - municipal, estadual e federal - de ensino Brasil afora e, que nos trouxe até a atual situação da educação brasileira.
* discute-se ideologia de gênero;
* Pacto - do 1º ao 3º ano - não se reprova mais os alunos;
* Usando critérios semelhantes, a maioria das escolas aprovam mais de 90% dos seus alunos - algumas 100% - com a clara intenção de melhorar o seu Ideb;
* Professores cada vez mais sobrecarregados de responsabilidades - Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Cursos de Qualificação, etc - com, cada vez menos autoridade dentro da sala de aula;
* Alunos cada vez mais rebeldes (mal educados), desinteressados, agressivos; e com, cada vez mais "direitos" e "nenhum dever". Nem mesmo deveres básicos como: respeitar, se interessar, aprender e conquistar sua própria nota.

Eu passei algumas horas para escrever este texto e percebi que, a qualidade da educação brasileira atualmente pode ser definida por apenas duas palavras.

Eu "pacei"??? 
(Nem mesmo o aluno acredita)

É necessário repetir. E quando a ficha cai, ele grita com o maior orgulho de si mesmo.
Eu "pacei"!!!  

Prof. Edmar Fernandes   |   edmarfs.blogspot.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)