No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

domingo, 3 de março de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL / 2013

Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, na Escola José Cícero da Silva, na Cidade de Novo Repartimento, Estado do Pará, o Planejamento Anual/2013. 
No dia 25/02, pela manhã, o Professor Edmar Fernandes de Souza (Coordenador de Matemática), deu início ao Planejamento com a leitura e, reflexão de um texto. Num primeiro momento,  foi feita uma reflexão sobre o trabalho realizado em 2012: 
*Os Pontos Positivos: Planejamento Mensal, Prova Unificada, I Maratona, II Torneio de Matemática, II Simulado, III Torneio de Xadrez, 35 Atividades Extraclasse realizadas por alguns professores. 
*Pontos Negativos: os alunos estranharam a Prova Unificada, acharam-na difícil (mas, no 4º bim. já estavam começando a se acostumar), os alunos estão muito desinteressados (é preciso que os professores consigam motivá-los), falta de compromisso de algumas pessoas que acompanharam a aplicação das provas, falta de apoio da direção da escola. 
*Sugestões: 
recuperação paralela, oficina de matemática, que os melhores alunos de cada sala, ajudassem os colegas, trabalhar lista de questões da Obmep, trabalhar lista de questões da Prova Brasil (relacionando-as aos descritores). Após esse momento os professores foram convidados a tentar resolver algumas questões da 2ª fase da Obmep e, em seguida, os que quiseram tiveram a oportunidade de ir ao quadro e resolver uma questão (como se estivesse explicando para seus alunos), mostrando assim, sua metodologia.

No dia 25/02, à tarde, foi feita a leitura e reflexão de um texto, a seguir foi falado sobre os critérios do Coordenador de Matemática para chegar ao Professor Destaque, e que o grande diferencial entre os 10 Melhores e o restante da equipe foi: 
*Pontualidade
*Participação (frequência); 
*Comprometimento
*Boa Vontade (para implementar o "novo"); 
*Disponibilidade (arrumar tempo para participar das propostas); 
*Dedicação (aproximação e motivação dos alunos). 
Após esse momento os professores foram convidados a tentar resolver algumas questões da Prova Brasil (D1-D20) e, em seguida, os que quiseram tiveram a oportunidade de ir ao quadro e resolver uma questão (como se estivesse explicando para seus alunos), mostrando assim, sua metodologia. 
A seguir, deu-se início à definição dos conteúdos a serem trabalhados no 6º Ano.

No dia 26/02, pela manhã, após a leitura e reflexão de um texto, os professores foram convidados a tentar resolver algumas questões da Prova Brasil (D21-D37) e, em seguida, os que quiseram tiveram a oportunidade de ir ao quadro e resolver uma questão (como se estivesse explicando para seus alunos), mostrando assim, sua metodologia. 
A seguir, deu-se início à definição dos conteúdos a serem trabalhados no 7º e 8º Ano.

No dia 26/02, à tarde, após a leitura e reflexão de um texto, foi apresentado aos professores alguns gráficos que mostram a verdadeira situação de nosso Município no que se refere à Educação; *IDEB, *OBMEP, *Qedu e, *Prova Unificada e, definimos algumas METAS para 2013
*que nossos alunos consigam +250 pontos em média na Prova Brasil, 
*que +80% de aprovação, 
*que +50% dos nossos alunos consigam acertar a metade de nossa Prova Unificada, 
*que +10 alunos consigam ganhar um Certificado de Menção Honrosa na 9ª Obmep e, pelo menos 1 aluno, consiga ganhar uma medalha. 

Em seguida, os professores foram convidados a resolver algumas questões do Seletivo do Colégio Pedro II e, em seguida, os que quiseram tiveram a oportunidade de ir ao quadro e resolver uma questão (como se estivesse explicando para seus alunos), mostrando assim, sua metodologia. A seguir, deu-se início à definição dos conteúdos a serem trabalhados no 9º, por sugestão da Semed iremos trabalhar apenas os conteúdos que referem-se aos 37 Descritores da Prova Brasil. Sendo assim, iniciamos a redefinição dos conteúdos de 9º Ano.

No dia 27/02, pela manhã, após a leitura e reflexão de um texto, deu-se continuidade à redefinição do Planejamento do 9º Ano. Depois, redefinimos o Planejamento de 3ª e 4ª etapa. Em seguida, os professores foram convidados a resolver algumas questões do Seletivo do IFPA (24/02/2013) e, em seguida, os que quiseram tiveram a oportunidade de ir ao quadro e resolver uma questão (como se estivesse explicando para seus alunos), mostrando assim, sua metodologia. 

Logo a seguir, foi o momento de definir o Planejamento Mensal/março

Atenção: ficou acertado que cada professor deverá enviar (até sexta 08/03) por email, 3 questões/problemas para compor o LQD-março.

No dia 27/02, à tarde, a partir das 14h deu-se início ao resumo de propostas. Cada Coordenação teve até 15 min., para expor de forma resumida, quais as propostas de trabalho da equipe para 2013.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)