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terça-feira, 28 de junho de 2016

ONDE ESTÃO OS PAIS DESSES MENINOS?

Esse post foi retirado - e ligeiramente adaptado - de uma mensagem enviada no grupo de whatsApp da Escola Utopia (privada), após mais uma reunião de pais e mestres, em que a maioria dos pais não compareceram.

A direção da escola, em respeito à minoria presente, realizou a reunião e disse:
1. Nossa preocupação em chamar os pais foi particularmente,
porque os pais precisam ter a
consciência que se trata de adolescentes saindo do Ensino Fundamental e iniciando uma nova etapa, o 1º Ano do Ensino Médio. 
Nessa fase, o aluno precisa ter outras preocupações, não apenas de fazer a prova e passar de ano; além disso, uma preparação para o Enem, para o vestibular e para seu futuro profissional. 
O que percebemos na turma é que, de uma forma geral, a sala inteira não tem essa preocupação; são muito imaturos e não estão preocupados com nada, dessa forma, não apresentam interesse e responsabilidade em sala, gerando uma impossibilidade de se ministrar uma boa aula.

2. Muitos alunos não estão preocupados em realizar as atividades escolares, estamos finalizando a correção dos cartões respostas e as notas estão muito baixas, procuramos de todas as formas orientar os alunos a estudar, enviamos com antecedência os conteúdos, nos preocupamos em avisar aqui aos senhores também, para acompanharem,'mas uma expressiva quantidade de alunos sequer tentou fazer a prova e, apesar de terem 4h30 para realizar a prova entregaram em 1h30, não dando tempo sequer, de ler a prova; deixando claro, o seu total descompromisso.

3. As aulas da maioria dos professores passou a render pouco devido ao tempo perdido em tentar fazer a turma concentrar na aula. E O CASO É GERAL, não são 5 ou 6 alunos, uma simples conversa com os próprios alunos, eles mesmos irão confirmar isso.

4. Hoje em conversa com eles, a turma inteira, concordou que eles estão cometendo atos de extrema falta de educação e ainda foram mais longe, eles mesmos reconheceram que se trata da educação de casa. 

Vejam bem, isto não partiu da escola, foram os alunos que se viram assim. E foi esse, um dos motivos que eu quis conversar com os pais para passar toda essa realidade que eles mesmos descreveram.

O que a escola procurou fazer antes de chamar os pais?
1. Em primeiro lugar, procuramos estabelecer conversas com a turma e individualmente com alguns alunos.

2. Fizemos um trabalho de ética em sala de aula, trabalhando temas diversos;

3. Estabelecemos um mapeamento em sala de aula;

4. Professores trocaram alguns alunos de lugar, caso estivessem conversando;

5. Alunos são retirados de sala e nesse caso existem duas situações:
* Se o aluno for tirado pela primeira vez e a situação for apenas de conversa; será orientado pela coordenação e, ele fica fora da aula do professor;
* Se for reincidente ele vai ser orientado, seu responsável informado e ele perde as outras aulas, pois vai pra casa mais cedo;

Situações que estamos percebendo e precisamos do apoio de todos.
1. Não se trata apenas de meninos, são muitas meninas também que não param de conversar, é necessário chamar a atenção a cada minuto;

2. Temos muitos alunos com uma personalidade dupla, na frente dos pais mudam até as suas feições e em sala, em meio ao seu grupo, são completamente diferentes do que os pais imaginam que eles sejam. 

E o pior, alguns pais acreditam no filho sem questionar e, não aceitam o que a coordenação passa;

3. Alguns alunos temem os pais quando ligamos, outros ainda mandam ligar e dizem que os pais não vão fazer nada porque acreditam neles.

Tem situações que até nos impressiona.

Diante disso tudo o que vamos fazer?
1. Em conversa com os pais, durante essa nossa reunião, foi sugerido que façamos um relatório não só pra demonstrar quais alunos estão com maior dificuldade disciplinar, mas também que possamos saber quais são os alunos interessados e dentro do padrão da idade. 

Assim como saber aqueles apenas dispersos. 
Vamos apresentar resultado individual.

2. Alunos retirados pela 3a vez e que já foram pra casa devido a esse motivo, serão suspensos por um dia e na volta terão que estar acompanhados com o seu responsável, que assinará um termo de compromisso.

3. Permanecendo a dificuldade disciplinar do aluno, ele será convidado a se retirar da escola.

O que precisamos dos Senhores?

1. Que nos ajudem conversando com os alunos em especial conversando sobre futuro, profissão, mercado de trabalho para tentar trazê-los a nossa realidade, pois eles precisam amadurecer nesse sentido.

2. Que procurem prometer estabelecer uma punição em casa, tirando algo que eles vão sentir falta, no caso dele sofrer a suspensão, assim quem sabe pra não perder algo ele passe a ter mais responsabilidade em sala.

3. Procurem aceitar o relatório de seu filho e refletir, não apenas dizer que o aluno é marcado, que não mente ou coisa parecida. 

Vamos procurar entender que, infelizmente nosso filho pode ser fora de casa, diferente do que são em casa. 
Desculpem a franqueza, mais muitos alunos chegam mesmo a ser dissimulados aos extremo e, ficamos impressionados de como eles enganam seus pais.

4. No mais a reunião foi ótima e, só não atingimos 100% nosso objetivo por não estarem todos os pais, mas tivemos uma conversa franca e madura. 

E ESTAMOS ACIMA DE TUDO, CONTANDO COM O APOIO DE TODOS!

"...Quanto mais eu vejo esse progresso a minha frente, 
mas eu tenho fé em Deus.
Prédios aos milhares, gente, usinas nucleares, sondas no espaço
Mas é a força de uma abraço que renova
Essas minhas emoções
Paro no sinal, vejo pessoas sem abrigo e sem destino
Onde estão os filhos desses velhos e os pais desses meninos..."
Bruno e Marrone, Homem do meu tempo 

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