No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

segunda-feira, 21 de maio de 2018

A "EVOLUÇÃO" DA EDUCAÇÃO #02

Uma Senhora entrou em uma loja de confecções e logo em seguida foi recepcionada gentilmente pela Atendente 1 (uma jovem bem educada). Acompanhe o diálogo das duas:
Atendente 1: 

- Olá tudo bem com a senhora? Em que posso ajudá-la?
Senhora: 

- Observei na vitrine uma camisa estampada gostaria de saber qual é o preço dela.
Atendente 1: 

- Hoje estamos numa excelente promoção, cada peça custa apenas R$ 60,00; porém, nas compras acima de R$ 100,00 oferecemos um desconto de 15% no total da compra.
Senhora: 

- Nossa, isso quer dizer que se eu levar duas camisas pagarei apenas R$ 102,00?
A Atendente 1 toda encabulada, retirou o celular do bolso e começou a fazer algumas contas utilizando a calculadora do aparelho e falando baixinho:
Atendente 1: 

- Bom, 60 vezes 0,10 é igual a 6, se são duas camisas faço 6 vezes 2 e tenho 12 reais de desconto, fazendo agora 60 vezes 2 dá 120 menos os 12 tenho 108.

Ao perceber a dificuldade de raciocínio da atendente a Senhora educadamente

afirmou:
- Minha filha, vai por mim, eu estou certa.

A Atendente 1 toda envergonhada perguntou:
- Mas como a senhora fez tal conta com tanta rapidez e sem utilizar a calculadora?

E a senhora respondeu:
- Duas camisas irão custar R$ 120,00, dez por cento de tal valor são R$ 12,00 não é mesmo? Mais a metade disso é R$ 6,00 que equivale a 5%. Então, o desconto é de R$ 18,00.

A atendente 1 agradeceu a senhora e a encaminhou ao caixa. 
No intervalo para o cafezinho a atendente relatou o fato para uma de suas colegas e a mesma falou:
Atendente 2: 
- Magnífico o raciocínio dessa senhora, mas será que se ela tivesse percebido, ou melhor, encontrado mentalmente o valor de 5% do total e multiplicasse por 3, ela chegaria à mesma resposta?

Nem todo cálculo necessita calculadora!

Nem todo cálculo se resolve sem calculadora!
Nem todo cálculo se resolve usando apenas a calculadora. 
No entanto, todos os cálculos para serem resolvidos é preciso usar o cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)