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quarta-feira, 1 de maio de 2019

SISPAE / 2018 | Novo Repartimento - PA

As seis escolas de Ensino Fundamental 2, desse Município, acompanhadas pelas coordenações de áreas, mais uma vez não conseguiram avançar.
Continuam estagnadas.

Esse foi a quarta vez - 2014, 2015, 2016, 2018 - que essa prova de verificação de aprendizagem foi aplicada nas escolas do estado.
Apesar dos inúmeros esforços feitos pelos docentes deste Município - especialmente pelas equipes de matemática e português - os resultados alcançados por nossos alunos no SisPAE não foram satisfatórios. 

No SisPAE, os resultados são classificados em Níveis de Proficiência :
* Abaixo do Básico
* Básico
* Adequado
* Avançado
Esses níveis exigem valores diferentes de acordo com ano escolar do aluno e, a disciplina avaliada (Português ou Matemática). 

Segundo esses critérios, as duas escolas de Novo Repartimento que apresentaram os melhores resultados por meio de seus alunos das turmas de 8º Ano em 2018 foram:
1ª) Escola
Professora Raimunda tavares
50 % | Português (Nível de Proficiência Adequado/Avançado)
221,8 (média de pontos)
25 % | Matemática (Nível de Proficiência Adequado/Avançado)
228,5 (média de pontos)
*Essa Escola foi a única que manteve uma tendência de crescimento a cada novo resultado.
PARABÉNS AOS ALUNOS E, ESPECIALMENTE AOS PROFESSORES!

2ª) Escola Raimundo Rodrigues Santos (Distrito Maracajá)
37,8 % | Português (Nível de Proficiência Adequado/Avançado)
208,8 (média de pontos)
29,7 % | Matemática (Nível de Proficiência Adequado/Avançado)
221,2 (média de pontos)

Lamentavelmente os dados da Escola Ângelo Lima de Amorim referentes a 2018 não foram disponibilizados; assim como, não foram disponibilizados os dados do Ideb / 2017.

CONSIDERAÇÕES
1. Apesar de uma melhora ainda tímida, a nota média e o Nível de Proficiência em matemática  no Município de Novo Repartimento vem apresentando um Crescimento contínuo, quando analisamos os três últimos resultados divulgados. 
Os valores a seguir referem-se às Notas Médias dos alunos de 8º Ano.
                     2014                        2018  
Matemática - 190,8 (azul)..............207,6
Português   - 186,4 (verde)............198,2

Os percentuais a seguir referem-se ao Nível de Proficiência (Adequado/Avançado) dos alunos 8º Ano. 
                    2014                             2018
Matemática - 8,9 %   (azul)...............16,2 % 

Português   - 18,3 % (verde).............26,0 %

2. O Ensino Fundamental 1 deste Município vem apresentando índices bem inferiores aos que foram alcançados pelo Ensino Fundamental 2.
Os valores a seguir referem-se às Notas Médias dos alunos de 4º Ano.
                     2014                        2018  
Matemática - 136,7 (azul)..............143,1
Português   - 126,8 (verde)............142,5

Os percentuais a seguir referem-se ao Nível de Proficiência (Adequado/Avançado) dos alunos 4º Ano. 
                    2014                             2018
Matemática - 2,3 %   (azul)...............4,6 % 

Português   - 7,9 % (verde).............15,9 %

*Para ter acesso a outros dados de Novo Repartimento, click aqui

Já se passaram cinco anos (2014-2019) e, até o momento, o governo do estado não apresentou nenhuma proposta concreta para melhorar a educação a partir das informações obtidas através das provas do SisPAE.

A Fundação Vunesp, é responsável pela aplicação das provas no final de cada ano e, em maio do ano seguinte tem divulgado os resultados.

Um calhamaço de apostila com dezenas de páginas com as mais variadas informações, em boa parte, dispensáveis. São tantos gráficos e tabelas que, é necessário um dia inteiro de workshop para apresentá-los. E no final, saimos sem saber o que fazer.


Na prática, de forma bem resumida, os números apenas confirmam o que todo bom professor em sala de aula percebe diariamente: 
*os alunos não estão melhorando, apesar dos esforços feitos pelos professores.
Os motivos desse insucesso são muitos - leia: A luta diária de um professor! - é preciso bem mais que um sistema que avalia a rede de ensino do Estado, isso a Prova Brasil juntamente com o Ideb já fazem.

É imperativo que se discuta, que se apresente, e principalmente, se implemente propostas inovadoras; pois, se o que estamos fazendo há 20 anos não está funcionando, é preciso buscar novas formas de enfrentar o problema.

Parafraseando Einstein, "Quando se pretende alcançar mudanças significativas, não se pode continuar fazendo sempre as mesmas coisas."

Quero deixar aqui, uma das propostas que tenho para valorizar e motivar os professores e, consequentemente, melhorar o ensino/aprendizagem:

1. Meritocracia, que a partir dos resultados já verificados em edições anteriores do SisPAE e/ou Ideb, se estabeleça metas de melhoras factíveis e, aos que atingirem as metas, sejam oferecidas recompensas financeiras de valor relevante e, por que não, que sejam homenageados em vida - com troféus e Certificados - pelos relevantes serviços prestados.

Fonte: 

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