No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

domingo, 19 de junho de 2016

IDEB - Prognóstico / 2015; Novo Repartimento - PA

Ainda não saiu o resultado oficial do Ideb/2015, que deverá ser divulgado em agosto pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

É lamentável perceber que, o índice de referência usado para acompanhar o desempenho de todas as escolas do Brasil - criado em 2005 - após 6 edições seja ignorado pela maioria dos educadores. 
Muitos professores, seja por negligência, imperícia ou má fé; desconhecem que, 
para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O Ideb leva em conta dois fatores:
- rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e, 
- médias de desempenho dos alunos na Prova Brasil. 

Considerando as informações do parágrafo anterior, a Secretaria de Educação de Novo Repartimento - PA, sugeriu às escolas que 4 medidas sejam observadas durante o ano:
1. Conselho de Classe deliberativo a cada bimestre;
2. Adequar o Percentual de Aprovação anual a 80%, no mínimo;
*realizando atividades de reforço, *recuperação continuada, *Intervenção pedagógica, etc.
3. Uma disciplina só não deverá reprovar;
4. Um determinado aluno só poderá ser favorecido pelo Conselho Classe uma única vez;


Tomando como objeto de análise as seis escolas do Ensino Fundamental 2 acompanhadas pela Coordenação de Matemática, vejam o prognóstico:

1ª) Escola Bandeirante, localizada no Distrito de Maracajá, foi a única escola a atingir 81,7% de alunos Aprovados.
Considerando que a nota média de matemática e português dos nossos alunos na Prova Brasil - que nas últimas edições foi de 220 a 240 pontos - tenha crescido de forma igual em todas as escolas.
*Logo, é possível afirmar que, essa será a escola com Melhor Ideb/2015.
É importante observar que, a se confirmar este prognóstico, o índice nacional ratificará os resultados Escola Destaque 2015 ; 2014 ; 2013 ; proclamados pela Semed, por meio da Coordenação de Matemática.

2ª) Escola Raimundo Rodrigues Santos, localizada no Distrito de Maracajá, foi a 2ª escola a aproximar-se do percentual sugerido pela Semed, 80% de alunos Aprovados.
Considerando que a nota média de matemática e português dos nossos alunos na Prova Brasil - que nas últimas edições foi de 220 a 240 pontos - tenha crescido de forma igual em todas as escolas.
*Logo, é possível afirmar que, essa será a escola com o 2º Melhor Ideb/2015.

É importante observar que, a se confirmar este prognóstico, o índice nacional ratificará os resultados Escola Destaque 2015 ; 2013 ; proclamados pela Semed, por meio da Coordenação de Matemática.

3ª e 4ª) As Escolas Angelo Lima de Amorim e José Cícero da Silva, apresentaram queda na taxa de aprovação entre 5% e 8%.
*A menos que nota média da Prova Brasil melhore significativamente, o Ideb dessas escolas também deverá cair um pouco.

5ª) Escola Vale do Sol, foi a escola que apresentou a 2ª maior queda em sua taxa de aprovação 11% a menos (2013 foi 78,4% de aprovação e, 2015 caiu para 67,4%).
Note que, no Ideb/2013 a escola caiu 0,5 pt percentual, em comparação com o Ideb/2011.
*A menos que nota média da Prova Brasil melhore significativamente, o Ideb dessa escola deverá cair ainda mais.

6ª) Escola Professora Raimunda Tavares, foi a escola que apresentou a maior queda em sua taxa de aprovação 18,6% a menos (2013 foi 80% de aprovação e, 2015 caiu para 61,4%).
Note que, em 2013 a escola atingiu o maior Ideb dentre as seis escolas.
*Logo, é possível afirmar que, essa será a escola com o pior Ideb/2015.
É lamentável perceber a queda de qualidade do ensino ofertado por essa escola, que vinha apresentando um trabalho distinto e, chegou a ser proclamada Escola Destaque 2012 ; 2011 ; pela Semed, por meio da Coordenação de Matemática.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a cada dois anos e, o objetivo é que o país, a partir de 2005 tenha um índice de referência, para acompanhar o desempenho das escolas ao longo dos anos e que, alcance as metas municipais e estaduais; nota 6,0 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

O resultado do Ideb/2015 foi divulgado em 08/09/2016, click aqui 

Prof. Edmar Fernandes (Matemática)
Novo Repartimento - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)