Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2018

A DIFÍCIL ARTE DE AVALIAR #2

Incongruência: 20% = 60% ?
Peremptoriamente NÃO!

Lamentavelmente, o nosso sistema de ensino ao avaliar os alunos(as) em cada bimestre ao longo do ano, diz que SIM.

Vamos aos fatos. E contra fatos, não há argumentos.
* A avaliação bimestral de um aluno(a) nesse Município, consiste em duas partes:  
Prova Unificada (5,0 pt) + Trabalhos (5,0 pt).

Considerando que os trabalhos - sejam feitos em equipes ou individuais - visam permitir ao aluno pesquisar, trocar ideias com os colegas e apresentar a resposta correta ao professor(a).

Para essa análise, quero partir da premissa que

sexta-feira, 27 de abril de 2018

QUE ESCOLA VOCÊ QUER PARA O FUTURO?

Mais uma semente foi plantada, nos pilares da educação na Escola Raimundo Rodrigues Santos, Distrito Maracajá, Município de Novo Repartimento - PA. 

O Projeto de Conscientização, elaborado Prof. Raimundo Sales (História) e os alunos(as) das turmas concluintes, com o propósito de conscientizar toda a comunidade escolar, da importância da preservação do patrimônio público desta unidade de ensino, que encontra-se muito depredado nos últimos meses. 
Projeto Interdisciplinar de Conscientização; Subprojeto QUE ESCOLA VOCÊ QUER PARA O FUTURO.
OBJETIVO GERAL: 
Temos como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, levando em consideração a realidade do nosso município, bem como conscientizar nossos discentes, quanto à

quarta-feira, 25 de abril de 2018

A DIFÍCIL ARTE DE AVALIAR #1

Não é nada fácil definir as questões que irão compor a prova de final de bimestre.
Serão essas questões - que tem maior peso na nota final - que irão valorar o conhecimento dos alunos(as) em relação aos conteúdos trabalhados e, deixar claro por meio de percentuais e/ou gráficos, quão produtiva foi a relação ensino/aprendizagem.


"A aprendizagem dos nossos alunos(as),
reflete a qualidade do nosso trabalho."
Tomando como exemplo 3 questões da Prova Unificada do 9º Ano (1º bim./2018), é possível perceber essa complexidade.
* A solução detalhada da questão 01 está no fim desta página.


Em minha modesta opinião - professor de matemática com mais de vinte anos de experiência - a questão 6 pode ser classificada como

sexta-feira, 20 de abril de 2018

AS DESCOBERTAS EMPÍRICAS DE UM VELHO PROFESSOR #3

Quanto comecei a trabalhar como professor, sem nenhuma experiência com alunos em sala de aula, era obrigado a repetir como papagaio - mesmo que não concordasse - muita coisa que me era dita pelo supervisor, orientador e diretor.
- Faz isso!
- Diga aquilo!
- Tem que cumprir o horário. Mesmo que você e mais dez professores - mão de obra qualificada em educação escolar - não sejam instruídos pela *EA a fazer nada, a debater nada, a produzir nada relevante. Pelo simples prazer de exercer seu autoritarismo.
Após vinte anos descobri que, a maioria das pessoas da *EA não sabem porque

segunda-feira, 16 de abril de 2018

AS DESCOBERTAS EMPÍRICAS DE UM VELHO PROFESSOR #2

Ao finalizar esse 1º bimestre na Escola Ângelo Lima de Amorim, constatei que apenas 30% - aproximadamente - dos meus alunos(as) alcançaram a média (6,0pt). 

Tive a ilusão de que outrora os resultados eram bem melhores.
Resolvi pesquisar em meus arquivos, as notas dos alunos - de 8º e 9º Anos - com os quais trabalhei desde 2006 na referida escola.
Considerando que os números não mentem, os resultados não

OS 10 MELHORES EM MATEMÁTICA 2018 / 1º Bimestre

Os 10 Melhores é uma proposta apresentada por meio do Projeto @crisolar / 2018, Art. 2º, Inciso V, Alínea C.

A referida proposta consiste em divulgar no mural da escola e no blog, a relação de nomes dos alunos(as) que alcançaram as 10 melhores notas em matemática, de cada uma das turmas em que trabalha o Prof. EdmarFS;

Entre seus objetivos é possível destacar:

sábado, 14 de abril de 2018

AS DESCOBERTAS EMPÍRICAS DE UM VELHO PROFESSOR #1

Comecei minha carreira docente no ano de 1995 - neste município - tinha muitas expectativas, muitos sonhos... acreditava inocentemente que:
1. As pessoas que ocupavam determinados cargos, o faziam por merecimento, por competência.
* Após vinte anos descobri que, é apenas uma questão de QI (Quem Indica). A grande maioria das pessoas não tem nenhuma proposta de trabalho diferenciado.
A meritocracia nunca foi um pré-requisito.
*Leia: O melhor admistrador de escola 

2. Poderíamos fazer a diferença na vida dos nossos alunos, que faríamos um trabalho melhor a cada ano e, que a longo prazo alcançaríamos uma educação de excelência neste pequeno Município do interior do Pará.
* Após vinte anos descobri que, a qualidade do ensino público aqui apresentado, é bem pior que o que fora outrora.
3. As experiências positivas acumuladas ao longo dos

sexta-feira, 13 de abril de 2018

GEAMP

Há 5 anos, no dia 13/04/2013, acontecia na Escola Ângelo Lima de Amorim, uma reunião para apresentar aos pais das 04 escolas de Ensino Fundamental 2, da Cidade de Novo Repartimento - PA, o Projeto GEAMP (Grupos de Estudos Avançados em Matemática e Português).
O referido projeto foi apresentado pelos coordenadores Edmar Fernandes (Coordenador de Matemática) e, Ana Cleide (Coordenadora de Português) e, executado pelos professores Gleisson Roberto (matemática) e, Mauro de Oliveira (Português). 
Durante a reunião, todos os interessados fizeram uso da palavra para argumentar e, convencer os pais da importância e seriedade do projeto.

Na oportunidade compareceram aproximadamente 100 pais, mães e, outros responsáveis.

*Para saber mais, click aqui 
* Para ver as imagens, vá ao menu: FOTOS 

quarta-feira, 11 de abril de 2018

2 BONS MOTIVOS PARA VOCÊ DIVIDIR A PÁGINA EM DUAS COLUNAS

Comprei meu primeiro computador no ano 2000. Desde então, elaboro minhas atividades e provas no word.
Ao elaborar minhas atividades, nunca dividi a página de 2 colunas.

De um tempo pra cá tenho observado que muitas provas de concursos, de seletivos e, as provas da OBMEP, são elaboradas em páginas que foram divididas em 02 colunas. Fiquei curioso!
Outro dia, usando o tablet para trabalhar com

segunda-feira, 9 de abril de 2018

O SOLITÁRIO TRABALHO DE UM PROFESSOR: MOTIVAR

Ao iniciar esse ano letivo, tomei o cuidado de realizar algumas atividades diagnósticas, por meio delas foi possível verificar que a grande maioria dos, mais de 150 alunos(as) - 7º, 8º e 9º Ano - com os quais trabalho apresentam enormes deficit de aprendizagem. Os mais graves são: 
* os conhecimentos mais básicos em matemática (tabuada e, as 4 operações).
Partindo dessa premissa apresentei aos alunos algumas propostas e venho convidando-os periodicamente a

quinta-feira, 5 de abril de 2018

É PRECISO QUE ALGUÉM ACENDA PELO MENOS UM FÓSFORO!

Nessa quarta-feira, 04/04/2018, fomos surpreendidos com a notícia de que a companhia de energia elétrica havia cortado o fornecimento de energia à SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Novo Repartimento - PA.

Nessas horas nos damos conta de que: 
"estamos sendo guiados por cegos, em um quarto escuro, à procura de um gato preto que nem está lá."


Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação desse Município, recebeu a incrível quantia de R$ 51.000,000,00; isso corresponde, em média, a R$ 4,2 milhões/mês.

Em 2018, nos primeiros três meses do ano, já entraram em caixa, R$ 15.400.000,00.
Outro dia, em uma de nossas reuniões, um colaborador daquela secretaria disse:

domingo, 1 de abril de 2018

A NOSSA EDUCAÇÃO QUANDO DÁ UM PASSO PRA FRENTE, DÁ DOIS PRA TRÁS #2

Ao sair o pagamento do mês de março/2018 fica confirmado o aumento salarial de 6,8% - piso nacional - concedido à todos os professores - Nível Médio e Nível Superior - do município de Novo Repartimento - PA.

Um fato curioso é que o reajuste concedido deveria ser retroativo à janeiro, no entanto  apenas o mês de março veio com o pequeno reajuste. 
Esperamos que - como foi alardeado inúmeras vezes por certas pessoas - a nossa data base para reajuste seja definitivamente fixada em janeiro e, possamos receber em breve o nosso retroativo.

* Em 2009, a diferença entre o salário base Nível

EM 2018, O PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO FOI REAJUSTADO EM 6,8%

O Piso salarial dos professores em 2018, foi reajustado em 6,8%; passando de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,00.

O índice representa um aumento real de apenas 3,9%; considerando a inflação oficial de 2,94% acumulada no ano anterior.

Esse foi o aumento do salário inicial dos professores com formação em Magistério que cumprem a carga horária de 40 horas semanais.

Veja também:

Fonte: educacao.uol.com.br 

Prof. EdmarFS, EM UM SÁBADO DE ALELUIA, À ESPERA DE UM MILAGRE!

No dia 31/03/2018 (sábado), das 8h às 12h, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS, promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Ano, com o intento de estudar matemática básica: Tabuada e, as 4 Operações. 

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais; e terminar o ano, mais preparados.
Na oportunidade os alunos treinaram bastante, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.

No encontro realizado, compareceram