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segunda-feira, 30 de abril de 2018

A DIFÍCIL ARTE DE AVALIAR #2

Incongruência: 20% = 60% ?
Peremptoriamente NÃO!

Lamentavelmente, o nosso sistema de ensino ao avaliar os alunos(as) em cada bimestre ao longo do ano, diz que SIM.

Vamos aos fatos. E contra fatos, não há argumentos.
* A avaliação bimestral de um aluno(a) nesse Município, consiste em duas partes:  
Prova Unificada (5,0 pt) + Trabalhos (5,0 pt).

Considerando que os trabalhos - sejam feitos em equipes ou individuais - visam permitir ao aluno pesquisar, trocar ideias com os colegas e apresentar a resposta correta ao professor(a).

Para essa análise, quero partir da premissa que
um aluno(a) interessado conseguirá a nota total oferecida pelos trabalhos. Logo, é possível observar que no 1º caso a seguir, o aluno(a) que acerta apenas 20% da prova escrita, conseguirá facilmente alcançar a média mínima 6,0 pontos (60%).

Trabalhos (5,0pt)       Prova Unificada (5,0 pt)     Total no Bimestre
5,0 pt...........................1,0 pt (20%)..........=.....6,0 pt (60%)

Trabalhos (4,0pt)       Prova Unificada (6,0 pt)     Total no Bimestre
4,0 pt...........................2,0 pt (33,3%).......=.....6,0 pt (60%)

Trabalhos (3,0pt)       Prova Unificada (7,0 pt)     Total no Bimestre
3,0 pt...........................3,0 pt (42,8%).......=.....6,0 pt (60%)

Trabalhos (2,0pt)       Prova Unificada (8,0 pt)     Total no Bimestre
2,0 pt...........................4,0 pt (50%)..........=.....6,0 pt (60%)

É impreterível acrisolar!

Para efeito de registro público, no dia 02/02/2018, em reunião realizada entre o Coordenador e, a equipe de professores de matemática; foi decidido por meio de votação - 14 professores a favor (70%) - que a forma de avaliar cada bimestre seria (6,0 prova + 4,0 trabalhos) e, 6 professores contrários.

Todavia, a escolha feita por uma equipe de docentes com anos de experiência - por meio de um livre debate e, uma votação democrática - foi simplesmente ignorada por toda a equipe da Semed.
Impondo à todos, de modo unilateral, a sua decisão.

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