No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA DESIGNADA PELO MPF (Ministério Público Federal)

Realizou-se no dia 22/05/2014, no Auditório da Prefeitura Municipal de Novo Repartimento - PA, AUDIÊNCIA PÚBLICA que visava dar ampla divulgação ao Projeto "Ministério Público pela Educação" (MPEDUC), bem como discutir com a comunidade local:
*a qualidade da educação pública nas escolas do seu município; bem como, apurar o motivo pelo qual o IDEB do Município foi de apenas 3,8 (Anos Iniciais) na aferição referente ao ano de 2011; e ainda,
verificar a efetividade dos programas do MEC e do FNDE.

Fizeram parte da mesa (da esquerda para a direita):
MARIA DA GRAÇAS (Presidente do Fundeb), MARIA RITA BELARMINO (Presidente da Câmara), DR. PAULO RUBENS CARVALHO MARQUES (Procurador da República), DR. FRANCISCO CHARLES PACHECO TEIXEIRA (Promotor de Justiça), VALMIRA ALVES DA SILVA (Prefeita Municipal), PEDRO DA SILVA FONTES (Secretário Municipal de Educação) e ISABEL PAUXIS (Diretora da Escola Papa Paulo VI).

A audiência teve início às 9:00h e foi encerrada às 14:30h. Estiveram presentes mais 500 pessoas entre: funcionários da educação, pais, alunos e autoridades.
A dinâmica dos trabalhos se deu da seguinte forma: 
* 20 pessoas interessadas (10 de cada lado do auditório) tiveram a oportunidade de se inscrever para fazer suas colocações em no máximo 5 minutos. Na medida em que as considerações eram feitas, os questionamentos eram imediatamente respondidos pelas autoridades presentes.
* Entre os questionamentos o que mais me chamou a atenção foi com relação à Prova Unificada, feito por um colega professor e, ex-secretário Municipal de Educação, em suas palavras disse que:
"- A Prova Unificada tira a autonomia do professor usar a sua metodologia."; ISSO NÃO É VERDADE! Todas as decisões são tomadas pelos próprios professores em reuniões: quantidade de conteúdos, quais questões, valor da PU (6,0 pt), etc. A execução do trabalho (metologia) fica por conta de cada professor, cabendo a ele distribuir por meio de trabalhos diversos 40% da nota do bimestre;

*****A Prova Unificada é consequência de um trabalho sério e responsável feito pelos coordenadores de área em nome da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). No final de cada mês é realizada uma reunião com os professores de cada disciplina, discute-se os pontos positivos e negativos que foram observados durante o mês, são definidos os conteúdos a serem trabalhados no mês seguinte, são discutidas as questões que foram trabalhadas preparando os alunos para a PU, etc.
Assim como a Prova Brasil serve de fundamento para o MEC determinar o IDEB, a Prova Unificada (Municipal) permite à SEMED mensurar a qualidade do ensino/aprendizagem realizado a cada bimestre por nossos alunos e professores. A partir dos índices obtidos, é possível traçar novas estratégias para a MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO.
Prova Unificada (PU) / PONTOS POSITIVOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)