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segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO / 2018 | Novo Repartimento - PA

A maior precipitação do ano aconteceu na noite do dia 04 para 05/04 (84mm).

Dezembro/2018........376 (+917%)
Dezembro/2017........  41

Novembro/2018........129 (+268%)
Novembro/2017........  35

2018 = 2505 mm (+23%)
2017 = 2036 mm 

*para obter planilha com os índices verificados

domingo, 23 de dezembro de 2018

MERITOCRACIA #01

Há mais de vinte anos trabalhando na educação deste Município, tenho visto todos os professores serem tratados de forma imparcial. Isso pode parecer bom e justo, mas não é. Lamentavelmente, todos são tratados de forma displicente.
É impreterível tratar de forma diferente, os diferenciados.

Os professores que se dedicam mais, que apresentam resultados melhores por meio de seus alunos - na prova Brasil, Sispae, ORM e outras provas externas - são tratados sem nenhum reconhecimento, homenagem e/ou recompensa pecuniária.
Dessa forma, ao invés dos mais acomodados terem como referência OS MAIS DEDICADOS e, tentarem elevar a qualidade do seu trabalho, acontece o oposto.
Os professores mais dedicados ao perceberem que não são reconhecidos, nem valorizados e, são tratados com indiferença; decidem fazer um trabalho medíocre como a grande maioria.
Outro dia aconteceu a Cerimônia de Premiação da

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS #1

Às vezes me pego pensando, escrevendo e criticando as falhas morais das pessoas como se eu não tivesse nenhuma.
Certamente não é isso. Devo ter meus pecadilhos, dos quais não preciso falar, os outros que se encarreguem se tiverem coragem e competência.


Nesses mais de 20 anos atuando na educação deste Município encontrei muitas pessoas que carregam dois pesos e duas medidas.
* Quando estão ocupando algum cargo exigem o máximo de seus colegas professores: pontualidade, responsabilidade, comprometimento e, a coisa mais inútil:

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

APROVADOS / 2018 | Prof. EdmarFS

Mais um ano de trabalho chega ao fim com a certeza de ter feito o meu melhor.

O gráfico ao lado apresenta a evolução das notas de matemática a cada bimestre.
O percentual é calculado sobre a quantidade de alunos ativos no final do ano.

Como acontece em quase todo início de ano, o percentual de alunos que demonstraram aprender o conteúdo apresentado e, alcançaram a média exigida (6,0 pt) foi, aproximadamente, 30% em cada uma das turmas.
A partir desse resultado, várias propostas foram apresentadas e implementadas visando melhorar a aprendizagem.

*Para ver quais alunos do Prof. EdmarFS foram APROVADOSclick aqui 
Escola Ângelo Lima de Amorim (7º Ano E; 8º Ano A e E; 9º Ano B e D)
FELIZ NATAL E UM 2019 REPLETO DE REALIZAÇÕES!

Desde 2009, quando a Escola Ângelo Lima de Amorim alcançou uma das melhores médias na Prova Brasil (em matemática e português) dentre todas as escolas deste Município e seu Ideb caiu 0,5 pt em comparação com 2007, que percebi não ser mais possível os 

OS 10 MELHORES EM MATEMÁTICA 2018 / 4º Bimestre

Os 10 Melhores é uma proposta do Prof. EdmarFS, apresentada por meio do Projeto @crisolar / 2018, Art. 2º, Inciso V, Alínea C. Click aqui 

A referida proposta consiste em divulgar a cada bimestre, no mural da Escola Ângelo Lima de Amorim e no blog, a relação de nomes dos alunos(as) que alcançaram as 10 Melhores notas em matemática, nas 5 turmas em que trabalhou o Prof. EdmarFS.
No encerramento do ano letivo, o percentual de aprovação em cada uma das cinco turmas foi de, aproximadamente, 80%.
*Para saber mais e, ver o gráfico, Click aqui 

A turma do 9º Ano D, após um 1º bimestre de conhecimento e adaptação às propostas do Prof. EdmarFS, mostraram estar preparados para o referido ano escolar, mostraram comprometimento com as propostas apresentadas e alcançaram os melhores índices nos três bimestres subsequentes.
Em nome do aluno Josecelio Silva e, da aluna Ingridy Beatriz - ele, o aluno mais perspicaz, alcançou a 1ª maior nota ponderada; ela, classificada na II ORM e, alcançou 2ª maior nota ponderada dentre os 150 alunos com os quais trabalhei - quero desejar a todos muito sucesso. Click aqui 

A turma do 9º Ano B, foi uma

domingo, 9 de dezembro de 2018

PROJETO @CRISOLAR 2018 | Cerimônia de Premiação

No dia 08/12/2018, foi realizada a CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO.
Depois de um ano de trabalho e estudos chegou o tão esperado dia de homenagear e premiar os alunos do Prof. EdmarFS (7ºE, 8ºA, 8ºE, 9ºB, 9ºD) que se DESTACARAM em Matemática.

No início deste ano o Prof. EdmarFS (matemática) apresentou à gestora da Escola Ângelo Lima de Amorim, o Projeto @crisolar
O referido projeto tem, entre outras finalidades;  incentivar a

sábado, 24 de novembro de 2018

Prof. EdmarFS | ÚLTIMA ATIVIDADE EXTRA REALIZADA ESTE ANO.

No dia 24/11/2018 (sábado), das 8h às 11h, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos, com o intento de estudar matemática básica: As 4 Operações, tabuada, área, perímetro e porcentagem.

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais; e terminar o ano, mais preparados. 

Na oportunidade os alunos assistiram a vídeos, praticaram muito, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.

No encontro realizado, compareceram 
23 alunos(as)

Essa foi a 39ª Atividade Extraclasse de Matemática - Projeto @crisolar | Subprojeto MBPQQA - realizada pelo Prof. EdmarFS esse ano, totalizando 178 h/a em 2018

Sabendo que todo mês trabalhamos 4 semanas e que,

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

PROF. RAIMUNDO SALES, UM PESO E UMA MEDIDA

Às vezes me pego pensando, escrevendo e criticando as falhas morais das pessoas como se eu não tivesse nenhuma.
Certamente não é isso. Devo ter meus pecadilhos, dos quais não preciso falar, os outros que se encarreguem se tiverem coragem e competência.


Nesses mais de 20 anos atuando na educação deste Município encontrei muitas pessoas que carregam dois pesos e duas medidas.
Quando estão ocupando algum cargo exigem o máximo de seus colegas professores: pontualidade, responsabilidade, comprometimento e, a coisa mais inútil, 

ENCCEJA / 2018

O Encceja é destinado aos estudantes que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para a certificação do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos até o dia da prova e, para o ensino médio, 18 anos.

As provas foram realizadas no dia 05/08. 
Para os alunos do Ensino Fundamental, foram quatro provas com 30 questões cada.
Pela manhã (Ciências Naturais; Matemática).
À tarde (História e Geografia; Língua Portuguesa)

Este ano foram mais de 1,6 milhão de inscritos; porém, o comparecimento (789.484) foi menor que a abstenção, que chegou a 53,4%.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

NO FINAL DO ANO LETIVO ALGUNS COMEÇAM A SE "INTERESSAR" PELAS PROPOSTAS

No dia 21/11/2018 (quarta), das 19h às 21h55, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA.
O Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Ano, com o intento de estudar/revisar matemática básica (As 4 operações; área; perímetro e porcentagem).

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais; e terminar o ano, mais preparados. 
Na oportunidade os alunos assistiram a vídeos, treinaram bastante, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.
Para esse encontro foram convidados somente os 

domingo, 18 de novembro de 2018

VII TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL / 2018 | A GRANDE FINAL

Após um hiato de dois anos (2016-2017), aconteceu no dia 17/11 (sábado), na Churrascaria Espeto de Ouro, no Município de Novo Repartimento - PA, a GRANDE FINAL do VII Torneio de Xadrez Estudantil.

Até chegar a essa final, foram 08 encontros realizados, mais de 50 alunos da Escola Ângelo Lima de Amorim estiveram em algum momento participando dos encontros para aprender noções básicas e, das eliminatórias.

O Prof. EdmarFS (matemática), responsável pela realização do torneio, informou aos finalistas que, cada um jogaria três partidas, sendo uma contra cada um dos colegas presentes.

Após a realização dos jogos, o resultado foi:

domingo, 11 de novembro de 2018

II ORM 2018 | O incomensurável trabalho de um professor

Anice, Prof. EdmarFS e Amanda
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou este ano, a II Olimpíada Repartimentense de Matemática (ORM).
Quero parabenizar o responsável pela organização da prova, o colega Marcos Pedroza e, agradecer a Secretária Municipal de Educação, a Senhora Wanilza Lima por garantir os meios e, os recursos necessários para homenagear e premiar os vencedores.
Na 1ª fase, realizada em 22/08, participaram mais

domingo, 4 de novembro de 2018

@mol-602 | Resultados / 2018

Nos dias atuais, em que os alunos estão cada vez mais conectados, se faz necessário criar meios de interação entre professor, aluno, disciplina e tecnologia.

Todavia, não basta apenas criar uma atividade online, é preciso motivar os alunos a participar.
Atualmente, a maioria das pessoas são capazes de passar horas do seu dia nas redes sociais vendo imagens, vídeos e comentários irrelevantes sobre a vida de outras pessoas, famosas ou não; mas não conseguem administrar sua disponibilidade de forma produtiva, dedicando uma parte do seu tempo disponível para estudar, para realmente aprender algo relevante. 
No geral, dos 150 alunos com os quais trabalho, apenas 24 (16%) responderam a atividade mencionada.

No dia 22/10, disponibilizei aos meus alunos mais uma @mol (Atividade de Matemática Online), não obrigatória; no entanto, o aluno que respondesse às questões estaria sendo

QUANTO MAIOR A SUA DEDICAÇÃO, MELHORES SERÃO AS SUAS OPORTUNIDADES.

No dia 03/11/2018 (sábado), das 14h às 17h, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos, com o intento de estudar matemática básica: As 4 Operações, tabuada, área e perímetro.

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais; e terminar o ano, mais preparados. 

Na oportunidade os alunos assistiram a vídeos, praticaram muito, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.

No encontro realizado, compareceram 

VII TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL 2018 | Semifinal

No dia 03/11/2018 (sábado), das 8h às 10h55, na Churrascaria Espeto de Ouro, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS promoveu o 8º encontro de xadrez com seus alunos.

Os 08 alunos que se classificaram, compareceram. Foram distribuídos em 2 Grupos por meio de sorteio. Cada aluno(a) joga três partidas, sendo uma vez contra cada adversário do seu grupo. Os 2 melhores de cada grupo foram classificados para a Grande Final, que acontecerá dia 17/11.
"A pessoa não tem que ser inteligente para jogar xadrez. 
Ela se torna inteligente com o xadrez."
(Thauane Ferreira)
Os 4 alunos que se classificaram para a próxima fase foram:

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

COMO ENSINAR A QUEM NÃO QUER APRENDER? #02

O fim do ano se aproxima. Pelo menos a metade dos 150 alunos com os quais trabalhei este ano precisam melhorar muito em matemática.
Fica evidente as dificuldades quando são convidados a resolver atividades que exigem conhecimentos básicos como tabuada e as 4 operações.

Todavia, não considero esse, o maior problema. O que realmente deixa-me estupefato é o desinteresse. 
"Na arte de educar, 
o esforço de quem deseja aprender deve ser igual ou MAIOR, 
que o esforço daquele que se propõe ensinar."

Na última quarta (31/10), convidei os alunos das turmas em que

Prof. EdmarFS, COMPROMETIDO COM A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS(AS)

No dia 01/11/2018 (quinta), das 19h às 21h55, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA.
O Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos.
Para esse encontro foram convidados somente os alunos que se destacaram no bimestre anterior.
Considerando que esses alunos demonstraram gostar e, apresentaram mais

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

TEOREMA DE PITÁGORAS | Desafio #20

A soma dos quadrados dos três lados de um triângulo retângulo é igual a 32. Quanto mede a hipotenusa do triângulo?
A) 3
B) 4
C) 5
D) 6

Fonte/livro: Praticando Matemática, 9º Ano, Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos; São Paulo, 2012.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PORCENTAGEM | Desafio #19

Na Escola Mentes Brilhantes a grande maioria (80%) dos estudantes são meninas. Sabendo que estudam 127 meninos nessa escola; a quantidade total de alunos(as) dessa escola é.
A) 635
B) 645
C) 655
D) 665

Observe a seguir, como é possível representar uma fração na forma de número decimal.
*Para ver a resposta, click aqui 

domingo, 21 de outubro de 2018

VII TORNEIO DE XADREZ ESTUDANTIL / 2018 | 1ª Eliminatória

No dia 20/10/2018 (sábado), das 8h às 10h55, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS promoveu o 7º encontro de xadrez com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos.

Após seis encontros para ensinar noções básicas e jogos treinos; em que o primeiro encontro se deu no dia 05/05, chegou finalmente o momento de verificar quais alunos(as) aprenderam, praticaram e se tornaram bons enxadristas.

Até chegar a esse momento, mais de 50 alunos estiveram em algum momento participando dos encontros anteriores.
Os 12 alunos que compareceram nesse dia, foram distribuídos em 3 Grupos por meio de sorteio; os 2 melhores de cada grupo foram classificados e, numa repescagem os 2 Melhores perdedores também foram classificados.
"A pessoa não tem que ser inteligente para jogar xadrez. 
Ela se torna inteligente com o xadrez."
(Thauane Ferreira)
Os 8 alunos que se classificaram para a próxima fase foram:

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

VOLUME DO CILINDRO E VOLUME DO PARALELEPÍPEDO | Desafio #18

Para Dante (2003), um problema matemático é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-lo. Sendo assim, situações-problema são problemas de aplicação que retratam situações reais do dia a dia e que exigem o uso da Matemática para serem resolvidos.
(FUMARC | Concurso da Seduc - MG / 2018; Prova de Matemática, Caderno 1, Q. 60)


Quem gosta de matemática, ao se deparar com um problema como este, sente-se instigado a descobrir a solução.

1. Para economizar em suas contas mensais de água, uma família de 10 pessoas deseja construir um reservatório para armazenar a água captada das chuvas, que tenha capacidade suficiente para abastecer a família por 20 dias. Cada pessoa da família consome, diariamente, 0,08 m3 (metro cúbico) de água.
Para que os objetivos da família sejam

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

BODAS DE PORCELANA / 2018

Nesse dia completamos 20 anos de casados. Além de um ano de namoro e, mais um ano de noivado.

Foram muitos momentos memoráveis, de alegrias, sorrisos e descobertas.
Quero neste dia agradecer a você por caminhar comigo todos esses anos, sonhando, acreditando, trabalhando, sorrindo, amando.

Por um desses caprichos do destino, a vida me levou para longe de todas as pessoas que me são queridas (pai, irmã, tias, primos, sobrinhos).
Mas para que eu não vivesse só nesse mundo, colocou você (Elvira) no meu caminho. A pessoa mais altruísta que conheci em toda minha existência; mais carinhosa, mais sensível, mais forte, mais amiga, melhor amante e, já que sou muito chato, a pessoa mais paciente.

Você concedeu-me a maior honra que

sábado, 13 de outubro de 2018

NO DIA DOS PROFESSORES, QUEM DEU AULA FOI O GRANDE ARTISTA TOM CLEBER

No dia 11/10/2018, a Secretaria Municipal de Educação - sob o comando da Senhora Wanilza Lima dos Santos - realizou A FESTA em homenagem ao Dia dos Professores.
Em mais de 20 anos na educação desse Município nunca vi nada comparável.
Não apenas pela decoração, pela comida e/ou pelos prêmios, mas pela qualidade do artista que trouxeram como atração principal, TOM CLEBER e banda.
As festas e/ou reuniões deveriam ter esse nível para que todos tivessem o desejo de, espontaneamente participar. Resta em cada um de nós um gostinho de quero mais e, à Semed, o desafio de manter o nível no próximo ano, qual artista trazer?


Quando cheguei por volta das 21h, logo na entrada
acontecia uma

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O FIM SE APROXIMA E, SÓ AGORA ALGUNS QUEREM SE SALVAR

No dia 10/08/2018 (quarta), das 19h às 21h55, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA.
O Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Ano, com o intento de estudar As 4 Operações.

“Ninguém pode voltar atrás e 
fazer um novo começo. 
Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”
(Chico Xavier)

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais; e terminar o ano, mais preparados. 
Na oportunidade os alunos assistiram a vídeos, treinaram bastante, refizeram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.
Para esse encontro foram convidados somente os

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

EU QUERO S+BER(+) MATEMÁTICA

No dia 03/10/2018 (quarta), das 19h às 21h55, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA.
O Prof. EdmarFS (matemática), promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos.
Para esse encontro foram convidados somente os alunos que se destacaram no bimestre anterior.
Considerando que esses alunos demonstraram gostar e, apresentaram mais facilidade em aprender matemática, decidi realizar

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

OS 10 MELHORES EM MATEMÁTICA 2018 / 3º Bimestre

Os 10 Melhores é uma proposta apresentada por meio do Projeto @crisolar / 2018, Art. 2º, Inciso V, Alínea C.

A referida proposta consiste em divulgar no mural da escola e no blog, a relação de nomes dos alunos(as) que alcançaram as 10 melhores notas em matemática, de cada uma das 5 turmas em que trabalha o Prof. EdmarFS.
No 3º Bimestre duas turmas conseguiram alcançar resultados próximos de 80%.

A turma do 9º Ano D, que no 2º Bim. alcançou 76% de notas acima da média; agora melhorou ainda mais e atingiu 78%.

A turma do 8º Ano E, que no 2º Bim. alcançou apenas 31% de notas acima da média; agora apresentou melhora significativa e atingiu 79%.

*Veja a lista com os nomes e as notas, Os 10 Melhores em Matemática 2018 / 3º Bim 

Entre os objetivos dessa proposta é possível destacar:

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

REGRA DE TRÊS E PORCENTAGEM | Desafio #17

Regra de três é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. 
Nesse caso, devemos determinar o valor desconhecido, a partir dos três valores apresentados no problema.


Dicas: 
* Use as grandezas sempre na mesma unidade.
* Não esqueça de verificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.

Numa pesquisa, 45 % das pessoas consultadas, ou seja, 1215 pessoas, preferiram o sabonete CHEIROBOM. O total de pessoas consultadas nessa pesquisa corresponde a: 
A) 2100
B) 2300
C) 2500
D) 2700
E) 2900

Resposta: Análise lógica ; Regra de três ;

domingo, 23 de setembro de 2018

QUEM ESTUDA, DEUS AJUDA!

No dia 22/09/2018 (sábado), das 14h às 17h, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS promoveu um encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos, com o intento de revisar os conteúdos do 3º bimestre, preparar os alunos para a prova unificada.

Conversando, debatendo, incentivando-os a estudar e, estudando junto, o professor acredita que os alunos poderão se interessar mais; e terminar o ano, mais preparados. 

Na oportunidade os alunos reuniram-se em equipes, resolveram diversas questões e, trocaram ideias com os colegas.

No encontro realizado, compareceram 

XADREZ COMO FORMA DE DIVERSÃO, INTEGRAÇÃO E EXERCÍCIO INTELECTUAL

No dia 22/09/2018 (sábado), das 8h às 11h30, na Escola Angelo Lima de Amorim, na cidade de Novo Repartimento - PA; o Prof. EdmarFS promoveu o 6º encontro com seus alunos de 7º, 8º e 9º Anos, que participaram dos encontros anteriores já realizados este ano. 

Foram realizados jogos treino por meio de competições simuladas, organizadas, acompanhadas e registradas.
"A pessoa não tem que ser inteligente para jogar xadrez. 
Ela se torna inteligente com o xadrez."
(Thauane Ferreira)

Até esse momento, os 10 alunos que se destacaram foram