No menu: FOTOS (mais de 10.000 imagens) | No menu: BAIXAR (projetos e listas de questões)

segunda-feira, 16 de abril de 2018

AS DESCOBERTAS EMPÍRICAS DE UM VELHO PROFESSOR #2

Ao finalizar esse 1º bimestre na Escola Ângelo Lima de Amorim, constatei que apenas 30% - aproximadamente - dos meus alunos(as) alcançaram a média (6,0pt). 

Tive a ilusão de que outrora os resultados eram bem melhores.
Resolvi pesquisar em meus arquivos, as notas dos alunos - de 8º e 9º Anos - com os quais trabalhei desde 2006 na referida escola.
Considerando que os números não mentem, os resultados não
variam muito ao longo dos anos e, uma coisa é possível perceber, no 1º bimestre, o percentual de alunos(as) que alcançam a média (6,0pt) - na maioria das vezes - está oscilando entre 30% a 40%.

Apesar dos números lastimáveis no 1º bimestre, ao longo do ano os alunos(as) são convidados a participar de diversas ações, propostas e projetos que tem por objetivos:
* Dar um choque de realidade. Conversando com as turmas para que cada aluno(a) tenha clareza do esforço que fez para alcançar a sua nota;
* Estimular maior participação dos alunos(as);
* Melhorar a relação professor/aluno e, consequentemente, o ensino/aprendizagem;
* Muitos trabalhos realizados em equipes proporciona maior integração entre os alunos(as) e, propicia a troca de conhecimentos;
* Estimular a competição saudável de conhecimentos;
* Realizar muitas atividades extraclasse, aumentando o tempo dos alunos na escola com os colegas e com o professor. Dessa forma, corrige-se o déficit de horas aulas trabalhadas, consequentemente, aumenta o interesse e, melhora a aprendizagem dos alunos(as); etc.
E finalmente, ao encerrar o ano letivo, a *meta estabelecida no início do ano, tem sido alcançada.
*Mínimo de alunos Aprovados (80%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário



PORTA-ARQUIVOS (baixe arquivos direto... sem se cadastrar)